Dimensionamento de materiais

O dimensionamento dos materiais de construção são um item muito importante em qualquer obra, projeto ou serviço a ser prestado, mas também ainda gera muitas dúvidas. Confira algumas dicas para não errar e garanta mais profissionalismo em suas obras!

Porque devemos dimensionar materiais de construção corretamente

Quando não conseguimos calcular devidamente os materiais necessários em uma obra, geralmente, um dos dois problemas abaixo acontece:

  • precisamos parar o serviço pela falta de materiais, gerando atrasos;

  • sobram materiais que nem sempre podem ser guardados.

Os dois problemas geram impressões negativas aos clientes e devem ser evitados. A melhor forma de evitar é calcular com a maior precisão possível quais materiais e em quais quantidades serão necessários em cada serviço. 

A atenção aos detalhes também faz toda a diferença. Na hora de montar a lista de materiais, podemos esquecer de alguns pequenos itens, pensando apenas nos produtos e não nas ferramentas necessárias para cada procedimento. 

Se você é especialista em um determinado tipo de serviço, você pode mandar algumas listas salvas em planilhas e apenas alterar a quantidade de cada item necessária para cada projeto. Assim, a chance de esquecer de algum produto na hora diminui, você não perde tempo e nem dinheiro.

Até a próxima!