Chuveiro eletrônico: o que é e diferença entre o elétrico

Chuveiro eletrônico

Chuveiro eletrônico, chuveiro elétrico tradicional, com pressurizador, solar ou híbrido? São tantas as opções disponíveis no mercado que pode ser difícil saber qual será o ideal para se adequar às necessidades de cada cliente e modelo de obra, não é? Apesar de parecer uma decisão simples, é importante prestar atenção e não ir apenas pelo preço.

Afinal, a decisão de qual modelo de chuveiro usar em um projeto arquitetônico faz toda a diferença na hora de garantir banhos de qualidade, que sejam relaxantes e que aumentem o bem-estar.

Mas além de garantir aquela ducha satisfatória após o expediente ou para começar o dia, acertar no modelo de chuveiro também é importante do ponto de vista de economia de água, de energia elétrica ou gás.

Para ajudar na decisão, veremos a seguir as principais características do chuveiro eletrônico e suas vantagens em relação a outros tipos de chuveiro elétrico. Confira:

Leia também: Aquecedor a gás: tipos, como instalar e dúvidas sobre o tema!

O que é chuveiro eletrônico?

chuveiro eletrônico ou ducha eletrônica é um modelo mais moderno de chuveiro que permite uma regulagem maior de temperatura da água através de uma haste suspensa no aparelho, que funciona como uma chave para ajustar a temperatura conforme a necessidade ou preferência do usuário.

Da mesma forma que o modelo tradicional, esse tipo de chuveiro também funciona através da energia elétrica, por isso você também vai encontrar pelo nome de chuveiro elétrico eletrônico.

Uma característica desse modelo em relação ao chuveiro elétrico comum é que a versão eletrônica não exige que a pessoa desligue o chuveiro durante o banho para ajustar a temperatura para uma água mais fria ou quente.

Dessa forma, é possível ajustar de forma mais personalizada a temperatura, oferecendo um banho muito mais agradável e adequado para cada estação do ano.

Materiais Hidráulicos

Chuveiro eletrônico: saiba como funciona

Para entender como o chuveiro eletrônico funciona, é importante também entender como funcionam os chuveiros elétricos de forma geral. Vamos lá?

Basicamente, os chuveiros elétricos funcionam a partir da geração de uma tensão elétrica sobre uma resistência. E com a tensão elétrica aplicada, surge uma corrente elétrica.

Entrando um pouquinho na parte teórica, vale lembrar que, conforme a Lei de Ohm, a corrente deve ser proporcional à tensão aplicada e a constante de proporcionalidade é chamada de resistência.

Assim, quando a corrente elétrica circula pela resistência, ela aquece e dissipa sua potência, fazendo com que a temperatura da água aumente.

Para ajustar a temperatura da água, todo chuveiro elétrico conta com algum dispositivo mecânico. Nos comuns, normalmente temos o ajuste para 3 temperaturas a água friamorna e quente ― também sinalizado como verãoinverno desligado.

De modo geral, o chuveiro eletrônico funciona de forma semelhante, mas como uma versão mais moderna e ajustável.

O chuveiro eletrônico também funciona por eletricidade, mas oferece mais opções de uso do que o modelo comum.

Uma diferença é que o chuveiro eletrônico funciona modificando a resistência do chuveiro sem o uso de uma chave mecânica e com variações contínuas. Isso significa uma variação da potência sem interferir na quantidade de água, sendo essa variação feita através do uso de um gradador.

Esse gradador é um tipo de circuito simples, formado por dois tiristores que são conectados em antiparalelo ou, ainda, apenas um tiristor (triac), um dispositivo que é formado por dois tiristores conectados encapsulados de fábrica.

A variação eletrônica da resistência elétrica é obtida com o uso de um gradador! Ele é um circuito bastante simples, formado por dois tiristores conectados em antiparalelo ou apenas um tiristor, que nesse caso é um triac, que é um dispositivo formado por dois tiristores conectados em antiparalelo, que já vem encapsulado de fábrica.

Chuveiro eletrônico tem resistência?

Sim. O chuveiro eletrônico, por ser uma versão mais moderna e ajustável do chuveiro elétrico comum, também funciona por uma resistência.

Essa dúvida é bastante comum, pois uma grande preocupação para quem tem chuveiro elétrico e adora banhos quentes, especialmente para quem mora em regiões mais frias no Brasil, é a possibilidade da resistência queimar.

Se esse é um fator decisivo para a escolha do chuveiro, uma informação que pode ajudar na decisão é comparar os riscos.

Em relação ao chuveiro elétrico comum (multitemperatura), o chuveiro eletrônico tem chances mais raras de queimar.

Além disso, para substituir a resistência do chuveiro eletrônico, o processo é bastante semelhante ao dos chuveiros elétricos, sendo necessário apenas chamar um profissional eletricista para segurança e eficiência no serviço.

Confira também: Ferramentas para eletricistas [kit de equipamentos indispensáveis]

Qual a diferença do chuveiro elétrico e eletrônico?

Vimos até aqui que o chuveiro eletrônico possui algumas semelhanças com o chuveiro elétrico, como o fato de utilizarem a eletricidade para aquecer a água. Mas existem vários pontos de diferença que é importante entender na hora de avaliar qual vale mais a pena.

Listamos abaixo os principais pontos de diferença:

Ajuste da temperatura

Para evitar queimar a resistência, você deve mudar a temperatura do chuveiro elétrico somente com o aparelho desligado, já com o chuveiro eletrônico não é necessário. É possível fazer a transição da temperatura com o chuveiro aberto.

Opções de temperatura

No chuveiro elétrico, temos três ou quatro temperaturas de regulagem da resistência conhecidos: água morna, quente e fria.

Para fazer a mudança, além de desligar o chuveiro, você precisa fazer a mudança mecânica na chave e ter uma mudança de temperatura conforme a vazão de quantidade de água em cada posição da resistência.

No chuveiro eletrônico, as variações de temperatura são mais personalizadas, oferecendo um ajuste de acordo com a necessidade e preferência de cada usuário sem interferir na quantidade de água liberada.

Além do controle na haste ou chave, alguns modelos de chuveiro eletrônico também possuem controle remoto e a possibilidade de programar padrões preferidos de temperatura e escutar música

Queima de resistência

Os chuveiros elétricos são muito comuns nas casas brasileiras, por serem modelos fáceis de encontrar e pelo preço mais acessível.

Contudo, um medo comum em quem tem esse tipo de chuveiro é o de queimar a resistência, especialmente no inverno, quando precisamos utilizar o aparelho na temperatura quente, exigindo uma potência maior do que o normal em outras estações do ano.

Com o chuveiro eletrônico o risco de queimar a resistência ainda existe, mas em comparação com o elétrico é menor, pois a mudança de temperatura não é por um controle mecânico.

Isso faz com que haja um desgaste menor na chave seletora, reduzindo risco de falhas nos contatos por conta da oxidação, por exemplo.

Economia de energia

Como vimos, o controle da temperatura nos chuveiros eletrônicos é feito a partir da possibilidade de ajustar a potência usada.

Dessa forma, é possível ter uma economia maior de energia, porque é possível usar somente a capacidade necessária para aquecer a água, reduzindo gasto de energia.

Chuveiro eletrônico ou elétrico: qual é mais econômico?

Chuveiro eletrônico ou elétrico

Entre esses dois tipos de chuveiros, o chuveiro eletrônico é o que se destaca em economia de energia, pois o tempo necessário para que o aparelho atinja a temperatura ideal é menor.

Outro ponto é que os aparelhos eletrônicos não exigem o uso da potência máxima do aparelho, diferente dos chuveiros elétricos, que podem usar a totalidade da potência, especialmente em estações do ano que exigem temperaturas mais altas da água, como no inverno.

Como instalar um chuveiro eletrônico: passo a passo

Agora que você já conhece as vantagens e a diferença do chuveiro eletrônico para o chuveiro elétrico, vamos ver o passo a passo de como instalar.

De modo geral, o passo a passo é parecido com a instalação do chuveiro elétrico comum, variando alguns passos de acordo com o aparelho, o que deve estar indicado no manual do fabricante.

Em primeiro lugar, você precisará ter em mãos o aparelho de chuveiro eletrônico e todas as ferramentas e materiais necessários indicados no manual de instalação do fabricante.

Para a segurança do profissional responsável, é importante desligar a energia elétrica no quadro de distribuição antes de começar a fazer a troca do chuveiro ou a instalação do aparelho no local.

Após desligar o quadro de distribuição, para garantir a segurança, você pode ainda realizar o teste de energia no circuito do chuveiro, com o uso de uma  chave de teste neon ou detector de tensão.

No vídeo abaixo, você confere um tutorial simples de como fazer uma instalação de um chuveiro elétrico. Mas vale destacar que é fundamental contar com um profissional experiente em instalação de chuveiros eletrônicos para garantir a eficiência do aparelho.

Confira outras dicas em nosso artigo sobre como instalar chuveiro, um guia completo com dicas infalíveis!

Vantagens do chuveiro eletrônico

Na hora de avaliar se o chuveiro eletrônico realmente tem o melhor custo-benefício é importante olhar para as diferenças em relação ao chuveiro elétrico comum, como vimos acima.

Como podemos perceber na comparação, existem vários fatores que podem fazer desse modelo a melhor opção entre os chuveiros elétricos.

A principal vantagem destacada é o fato da pessoa que estiver tomando banho conseguir regular a temperatura exata da água em mais opções do que o chuveiro comum proporciona.

Além disso, também é uma opção mais segura, por permitir a mudança de temperatura da água com o aparelho ligado.

Outro ponto importante é que o chuveiro eletrônico tem menos chances de ter a resistência queimada.

Pensando no conforto, também é possível comprar um modelo de chuveiro eletrônico com versão com pressurizador, proporcionando um banho relaxante e agradável.

Fora todas essas características técnicas, podemos pontuar também que esse modelo pode ser encontrado em diversos modelos com uma estética agradável para combinar com a decoração do ambiente, além do preço, que também possui um bom custo-benefício.

Chuveiro eletrônico: como escolher o melhor?

Na hora de escolher o melhor aparelho de chuveiro eletrônico, é importante avaliar alguns pontos além do preço, como a forma de controle de temperatura, a potência do chuveiro e também a estética do aparelho. Veja:

    • Controle da temperatura: a forma mais comum de controle de temperatura nos chuveiros eletrônicos é através de uma haste encaixada na estrutura do chuveiro, suspensa logo abaixo do aparelho, mas também existem modelos com botões, controles remotos e até dimmers. Por isso, observe qual será a opção mais prática para o uso no dia a dia.
    • Potência: os chuveiros eletrônicos podem ter potência de até 7800W. Os modelos com essa potência são os considerados mais modernos, mas é importante avaliar qual o investimento que deseja ser feito para encontrar o melhor custo-benefício.
    • Estética: se a ideia é valorizar a decoração do ambiente em todos os detalhes, vale a pena também pesquisar pelos modelos de chuveiro eletrônico com a estética que mais combine com a proposta do projeto arquitetônico e gosto pessoal do cliente. Existem modelos com a estética clássica dos chuveiros elétricos, mas também opções mais modernas e designs diferenciados.
    • Tipo de fiação e amperagem do disjuntoré importante que a fiação e amperagem do disjuntor sejam compatíveis com o produto escolhido.

Confira na Obramax diversas opções de modelos e marcas de chuveiros elétricos e eletrônicos para o seu projeto e garanta o melhor custo-benefício.

Conclusão

O chuveiro eletrônico é uma opção bastante interessante para projetos em que o essencial é valorizar a qualidade e bem-estar para a hora do banho.

Como vimos, esse modelo é bem mais ajustável em relação aos tipos de temperaturas disponíveis, permitindo agradar quem gosta de banhos mais frescos ou com a água mais quente, de acordo também com a estação do ano e região em que cada obra está sendo realizada.

Também existem benefícios em relação ao consumo de energia e o risco de queimar a resistência, um problema bastante comum em residências que usam somente o chuveiro elétrico.

Agora que você conhece as vantagens do modelo, basta avaliar se realmente é a melhor opção para o que você está buscando.

Gostou do artigo? Então, que tal continuar aprendendo mais sobre dicas de instalação elétrica aqui no Blog da Obramax? Acompanhe os nossos conteúdos!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.