Revestimentos Cerâmicos

Escolher o revestimento ideal para a sua obra ou reforma é uma das etapas mais importantes do projeto, afinal, esse elemento influencia diretamente no restante da decoração.

Se busca uma opção elegante e eficiente para o seu projeto, o revestimento cerâmico é uma excelente alternativa. 

Esse tipo de revestimento é composto derivado de argilas e outros elementos inorgânicos, além de ser fabricado a partir de um processo de prensagem e queima em alta temperatura.

Devido a essas características, a cerâmica pode ser aproveitada como revestimento para cozinha e banheiro, tanto para revestir pisos quanto paredes.

Além disso, o revestimento cerâmico pode ter variadas aplicações, a depender das matérias-primas aproveitadas no processo de fabricação. Ou seja, é possível utilizar o material como elemento decorativo em piscinas, mesas, escadas, churrasqueira, bancadas e muito mais.

Vantagens dos revestimentos cerâmicos

Se ficou interessado em investir no revestimento cerâmico, confira abaixo uma relação das principais vantagens desse tipo de material. 

Custo-benefício

A cerâmica é muito buscada no mercado por conta de seu excelente custo-benefício, principalmente quando comparamos com outros tipos de revestimentos. Além do preço mais atrativo, a sua instalação costuma ser mais prática e mais barata.

Ampla variedade de estilos

Na Obramax, você encontra revestimentos cerâmicos de variadas cores, tamanhos e modelos. É possível também comprar esse material em versões que imitam a madeira ou mármore. Ou seja, se quiser um ambiente com um visual impecável, a cerâmica oferece inúmeras possibilidades.

Ideal para ambientes quentes e secos

O revestimento cerâmico é indicado para áreas que sofrem com altas temperaturas e baixa umidade, uma vez que a cerâmica ajuda a preservar uma temperatura mais fresca ao cômodo, aumentando o conforto térmico. 

Durabilidade

Um ponto de atenção em qualquer tipo de revestimento é a sua durabilidade. Nesse caso, vale destacar que a cerâmica é altamente resistente à água e bactérias. Quando bem selecionado e instalado, o material pode durar 20 anos ou mais. Além disso, não exige grandes manutenções.

Praticidade na limpeza

Revestimentos que são fáceis de limpar fazem toda a diferença no dia a dia de casas, escritórios e comércios, afinal, ninguém quer gastar horas e horas na manutenção do piso. 

Para manter a sua cerâmica em perfeito estado, evite esponjas de aço, sabão, ácidos e abrasivos. Aposte em uma esponja macia com detergente neutro diluído ou em um limpador multiuso. 

Em caso de manchas mais resistentes, use água quente e seque o revestimento com um pano limpo.

Revestimento cerâmico para pisos e paredes

Como destacado anteriormente, a cerâmica pode ser usada tanto em pisos quanto nas paredes. 

Entretanto, cada aplicação demanda uma peça com características próprias para o uso em questão.

Se o projeto visa aproveitar a cerâmica no piso, você deve considerar: resistência ao tráfego de pessoas, resistência à ruptura (de acordo com a carga à qual o piso será submetido), a possibilidade de impacto, o coeficiente de atrito (para deixá-lo mais ou menos escorregadio), a resistência a manchas e praticidade na limpeza. 

Já nas paredes, não é preciso investir em um revestimento com alta resistência ao tráfego e à abrasão. No entanto, é fundamental que a instalação seja feita com muito cuidado. Por isso, a argamassa e o rejuntamento devem ser muito bem executados, para assim, minimizar as chances de infiltrações.

Por conta dessas características, a cerâmica é ideal para revestimento de banheiro, cozinha, sala e muitos outros ambientes.

Confira outros produtos disponíveis na Obramax

Para instalar revestimentos cerâmicos, um item que não pode faltar é a argamassa

O tipo AC 1 é indicado para assentar revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos e paredes em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Já a AC 2 é recomendada para áreas internas ou externas, inclusive as áreas molhadas. Outra opção é a AC 3, ideal para pisos instalados sobre outro piso, porcelanatos e área com piscina aquecida.

Finalizada a aplicação, preencha as juntas assentadas para criar um acabamento perfeito com a ajuda do rejunte indicado para cada área – cimentício, acrílico e epóxi. 

Por fim, para deixar todo o serviço ainda mais profissional, conheça os acabamentos e acessórios para pisos cerâmicos disponíveis na Obramax para deixar o seu lar ainda mais impecável.

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.