Aquecedores de Água

Os aquecedores de água são aparelhos que garantem água quente em duchas e torneiras. 

Uma excelente opção para aumentar o conforto e bem-estar em casas, academias, shoppings e muitos outros locais, o aquecedor ainda pode ser encontrado em diferentes modelos, como aquecedor de água elétrico, aquecedor a gás e até mesmo aquecedor solar.

O aquecedor de água a gás, por exemplo, é uma das principais escolhas em casas e comércios que têm ligação embutida de gás, uma vez que ajuda a minimizar os gastos com energia elétrica. 

Nesse modelo, o sistema funciona com gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de botijão. 

Já o aquecedor de água elétrico, é uma alternativa mais comum e prática de instalar, funcionando com o mesmo sistema de um chuveiro elétrico, e sendo instalado entre o ponto de água na parede e a torneira.

A outra opção é o aquecedor solar, um tipo de equipamento mais sustentável e que aproveita a luz do sol para o seu funcionamento. 

O investimento inicial é maior quando comparado aos outros dois modelos, principalmente por conta de ser um produto com mais tecnologia na fabricação e de formar um sistema composto por 2 partes principais (coletor solar, reservatório térmico). No entanto, a longo prazo percebe-se uma economia na conta de energia elétrica. Além da valorização do imóvel por contar com esse tipo de sistema de aquecimento.

Como os aquecedores de água funcionam

Antes de escolher entre as diferentes opções de aquecedores de água disponíveis aqui na Obramax, é importante entender melhor o funcionamento de cada modelo e verificar se ele atende corretamente às suas necessidades.

Aquecedor a gás

O aquecedor de água a gás funciona por meio do gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), em que a água passa por dentro dele por meio de serpentinas onde ocorre a troca de calor, aquecendo a água e devolvendo-a para a tubulação.

Já os aquecedores de acumulação contam com uma espécie de cilindro que armazena a água aquecida. Eles são indicados para locais com intenso volume de água quente sendo consumido simultaneamente, como academias e hotéis, por exemplo.

Os 2 sistemas precisam prever a disponibilidade da instalação canalizada do gás e da água, e a instalação do sistema de exaustão de gás.

Outra diferenciação sobre os aquecedores a gás consiste nos modelos digitais e mecânicos.

No caso do aquecedor digital, a principal característica é o sistema de modulação da chama, o que torna o produto mais econômico, uma vez que ele aquece a água na temperatura determinada pelo usuário e seguindo a necessidade de vazão. Em outras palavras, ele adapta a quantidade de água necessária para todos os pontos de distribuição.

Por outro lado, os aquecedores mecânicos trazem uma regulagem manual de temperatura, volume de água e gás. 

A última especificação desses modelos de aquecedores de água é a forma como o gás é eliminado. Para essa finalidade, existem aparelhos de exaustão forçada ou exaustão natural. Ambos exigem um suporte de um duto para expelir os gases produzidos durante o aquecimento.

O aquecedor com exaustão forçada é conectado à eletricidade e necessita de uma ventoinha para auxiliar na eliminação dos gases gerados; já os de exaustão natural não possuem uma ventoinha para expelir os gases. Nesse caso, o processo é feito da seguinte forma: o gás queimado fica mais leve que o ar e acaba por subir pelos dutos naturalmente até sair pelo terminal. 

Os aquecedores de exaustão forçada são os mais recomendados para instalação em prédios em geral, enquanto os aquecedores de exaustão natural precisam ser instalados fora do ambiente.

Aquecedor de água elétrico

O aquecedor elétrico funciona a partir da energia elétrica, uma vez que possui uma resistência que esquenta a água quando ligada à rede elétrica. Sempre observe se a voltagem do material é compatível com a alimentação 110V ou 220V do local. Funcionamento semelhante ao chuveiro elétrico.

Desligue a energia elétrica antes de qualquer instalação ou manutenção neste tipo de produto. São comuns os chuveiros elétricos, aquecedores de ponto individual e duchas higiênicas com aquecimento.

Aquecedor solar

O aquecedor solar possui um sistema um pouco mais complexo que atua a partir da energia do sol. Para o seu correto funcionamento, você deve investir na instalação de um placa coletora solar no telhado capaz de absorver a radiação do sol e transferir o calor para a água, direcionando a água aquecida para dentro de um boiler solar que funciona como reservatório térmico de água.

Confira outros produtos disponíveis na Obramax

Em nossa seção de Materiais Hidráulicos, disponibilizamos inúmeros produtos além dos aquecedores de água.

Trabalhamos com uma linha de peças técnicas para Infraestrutura de Esgoto que reúne itens como válvulas de retenção de meio esgoto para evitar a entrada de roedores, insetos e o retorno de esgotos e enchentes; abraçadeiras anti-ruído, indicada para execução de sistema de isolamento acústico em tubulações; carenagem dobrada para esconder o sifão, que servem como proteção e acabamento para instalações hidráulicas com ou sem chassi que ficam fora da alvenaria; e muito mais!

Já na linha de Infraestrutura para Água, oferecemos os hidrômetros e kit cavaletes para preparar a edificação para receber água da SABESP, caixas protetoras de hidrômetros, aproveitadas para ligação de água, homologada na SABESP, conforme NTS 303; tubo de polietileno azul para a ligação do passeio, entre outros produtos que não podem faltar no seu projeto hidráulico.

Navegue pelo nosso site e surpreenda-se com a qualidade e preços que só a Obramax tem!

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.