Materiais Hidráulicos

A parte hidráulica de uma construção é essencial para o funcionamento do projeto, permitindo que atividades simples do nosso dia a dia sejam executadas de maneira segura e eficiente. Por isso, invista em materiais hidráulicos de qualidade e evite dor de cabeça no futuro. 

Para alimentação de água quente e fria, por exemplo, você precisa de tubos e conexões, registros e complementos que garantam a qualidade da água e evitam problemas de infiltração. 

Já para o aquecimento de água, temos aquecedores elétricos, aquecedores de passagem a gás e solar para duchas, chuveiros e outros pontos de consumo. 

Está com uma construção ou reforma à vista? Conheça o setor de materiais hidráulicos da Obramax e aproveite nossos preços especiais!

Tubos e conexões

Os tubos e conexões são fundamentais na estrutura de uma casa, uma vez que a principal função desses equipamentos é permitir a instalação de diversos pontos de água na sua casa. 

Em linhas gerais, os tubos são canos por onde a água passa, enquanto as conexões realizam as ligações entre eles e possibilitam curvas e mudanças de trajetória por conta de seus diferentes formatos. 

Existem também tubos e conexões para levar a água já usada, conhecida como esgoto, para fora da casa, contribuindo para um ambiente mais saudável ao evitar a proliferação de doenças.

Na hora de comprá-los aqui na Obramax, preste atenção nas especificações de cada produto, afinal, existem modelos com funções distintas, como tubos e conexões para alimentação de água fria ou quente - que podem ser dos seguintes materiais: PVC, CPVC, PPR e PEX.

PVC

Os tubos e conexões fabricados em PVC são indicados para condução de água fria, com temperatura de operação a 20ºC. Trata-se do material mais utilizado nas instalações hidráulicas residencial, e está disponível em dois tipos de versões: PVC soldável e PVC roscável.

O PVC soldável usa adesivo e uma solução limpadora para unir os tubos com as conexões, sendo encontrados na cor marrom.

Informação importante: antes de fazer a junção das peças, lembre-se de lixar a ponta do tubo e o interior da conexão até o brilho da superfície sumir. Na sequência, limpe a superfície com um pano e aplique a cola no tubo, na conexão e execute a união entre eles com uma leve torção. Com outro pano, remova o excesso de adesivo. 

Já o PVC roscável utiliza uma tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos e fita veda-rosca para unir os tubos e conexões. Costumam ser encontrados na cor branca. Ao trabalhar com esse produto, tome cuidado para não utilizar fita em excesso, uma vez que isso pode quebrar a conexão. O padrão para rosca de ¾ são 5 voltas.

CPVC

O CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) são recomendados para condução de água fria e água quente, pois apresentam alta resistência mecânica e à corrosão. A temperatura máxima de trabalho é de 80ºC.

A sua instalação é realizada pelas juntas soldáveis, utilizado adesivos para CPVC, de maneira similar às instalações de PVC.

PPR

Os tubos e conexões de Polipropileno Copolímero Random (PPR) são usados principalmente para alimentação de água quente e dispensam o isolamento térmico. 

Eles são unidos através do processo de termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única e sem necessitar de colas ou roscas. Vale destacar que caso surja a necessidade de ampliar o sistema ou fazer alguma manutenção, o procedimento é o mesmo: aquecer a ponta do tubo e o interior da conexão. No entanto, o processo depende de um equipamento chamado termofusora para a união.

A temperatura de trabalho nos tubos e conexões de PPR é de 70ºC, mas eles podem suportar picos de até 95ºC. Essa tolerância é muito importante, principalmente quando há variação de temperatura na água que sai do aquecedor.

PEX

Indicado para principalmente condução de água quente, os tubos e conexões de PEX (Polietileno Reticulado Monocamada) são um sistema de bobinas de tubos contínuo que são ligados a um módulo distribuidor. As conexões são metálicas do tipo anel deslizante, sendo amplamente usado para paredes em drywall e construções com vários ambientes iguais,como um hotel.

Em termos de funcionamento, a sua ideia é bem diferente dos sistemas mencionados anteriormente, afinal, o PEX possui bitolas menores e um número reduzido de conexões, pois o tubo é maleável, permite curvas e sua instalação é conhecida como ponta a ponta, uma vez que a instalação pode ir do ramal de distribuição até o ponto de uso sem conexões.

No PEX, a água sai pela prumada e chega até o módulo distribuidor, que por sua vez, alimenta cada ponto de água individualmente. A temperatura de trabalho desse tipo de tubo é de 70ºC, mas suporta picos de 95ºC.

Tubos, conexões e outros acessórios para gás

Além dos tubos e conexões para condução de água quente e fria, também trabalhamos com uma linha de soluções para instalações de gás

Nessa parte, um dos principais destaques são os tubos de cobre. Aqui na Obramax, temos tubos de cobre classe A, indicados para instalações de água quente e fria, gás, redes de hidrantes, aquecimento solar e de passagem; tubos classe E, opção para instalação hidráulica de sistemas em cobre; e tubos de cobre maleáveis, usados em instalações de gás para interligações com aparelhos (ar condicionado, medidores de gás, botijões, etc) e as conexões para as mais diversos projetos.

Além da linha de cobre, a Obramax possui opções inovadoras como a linha de gás flexível, uma tubulação amarela fabricada com pex-aluminio-pex, que tem a vantagem de ser um sistema de instalação ponta a ponta que elimina o número de conexões e, consequentemente, reduz o número de pontos de possíveis vazamentos. Dessa forma, a instalação fica mais segura e eficiente. É um produto normatizado e aceito nas companhias de gás do estado. 

Na seção de materiais hidráulicos, você ainda encontra acessórios essenciais para o bom funcionamento do seu projeto, como registros e válvulas para gás; coletores simples e duplos; engates e muito mais.

Informação importante: todos os tubos e conexões disponíveis em nossa loja de material hidráulico atendem às normas técnicas brasileiras.

Infraestrutura para Esgoto

Em projetos hidráulicos, a infraestrutura para esgoto merece uma atenção especial, já que trata-se de um sistema que capta a água usada em descargas, torneiras, pias e ralos em geral, direcionando-as para a estação de tratamento da  cidade. 

Por conta dessa importância, disponibilizamos em nossa loja de materiais hidráulicos diferentes itens visando otimizar a infraestrutura para esgoto na sua casa, escritório ou comércio, como defletor acústico para caixa sifonada; válvulas de retenção; abraçadeiras anti-ruído; conexões de ligação entre tubos de esgoto predial e tubos de ferro fundido e coletores, entre outros. 

Aquecedores para chuveiros, duchas e torneiras

O aquecedor de água é o dispositivo que garante água quente em duchas, chuveiros e torneiras, sendo uma ótima opção principalmente no inverno. 

Há diversos tipos de aquecedores para residências, que são separados por modelos elétricos, a gás e solares.

O aquecedor elétrico funciona a partir da energia elétrica, uma vez que possui uma resistência que esquenta a água quando ligada à rede elétrica. Sempre observe se a voltagem do material é compatível com a alimentação 110V ou 220V do local. 

Desligue a energia elétrica antes de qualquer instalação ou manutenção neste tipo de produto. São comuns os chuveiros elétricos e aquecedores de ponto individual.

Já o aquecedor solar possui um sistema um pouco mais complexo que atua a partir da energia do sol. Para o seu correto funcionamento, você deve investir na instalação de um placa  solar no telhado capaz de absorver a radiação do sol e transferir o calor para a água dentro de um boiler solar (reservatório térmico de água).

O aquecedor de água a gás aquece a água por meio do gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecidos como gás de rua e gás de botijão, respectivamente. 

Entre os modelos disponíveis temos aquecedores de passagem, em que a água passa por dentro dele por meio de serpentinas onde ocorre a troca de calor, aquecendo  a água e a devolvendo para a tubulação; ou aquecedores de acumulação, que contam com um tipo de cilindro que armazena a água aquecida e são perfeitos para intenso volume de água quente sendo consumido simultaneamente. 

Os 2 sistemas precisam prever a disponibilidade da instalação do gás e da água, e a instalação do sistema de exaustão de gás.

A segunda diferenciação consiste nos modelos digitais e mecânicos. No caso do aquecedor digital, temos como diferencial um sistema de modulação da chama, que torna o produto mais econômico ao consumidor, pois ele aquece a água na temperatura definida pelo usuário e de acordo com a necessidade de vazão. 

Ou seja, ele adequa a quantidade de água necessária para todos os pontos de distribuição. Já os aquecedores mecânicos trazem uma regulagem manual de temperatura, volume de água e gás. 

A última especificação dos aquecedores de água é a forma como o gás é eliminado. Para essa função, você encontra os aquecedores de exaustão forçada ou exaustão natural - ambos precisam do suporte de um duto para expelir os gases produzidos no aquecimento. 

O aquecedor com exaustão forçada é conectado à eletricidade e necessita de uma ventoinha para auxiliar na eliminação dos gases gerados; já os de exaustão natural, não possuem uma ventoinha para expelir os gases. Esse processo é feito da seguinte forma: o gás queimado fica mais leve que o ar e acaba por subir pelos dutos naturalmente até sair pelo terminal. Os aquecedores de exaustão forçada são os mais recomendados para instalação em prédios em geral, enquanto os aquecedores de exaustão natural precisam ser instalados fora do ambiente.

Confira outros produtos disponíveis na Obramax

Além das nossas soluções de Materiais Hidráulicos, há uma série de seções em nosso site que te oferecem produtos incríveis por preços que cabem no seu bolso!

Na seção de Cozinhas e Áreas de Serviço, pensando na sua saúde, disponibilizamos diferentes equipamentos para tratamento de água, como bebedouros, purificadores e filtros.

Aqui na Obramax, você também encontra opções de produtos para piscinas e áreas externas na seção de Sistemas de Irrigação e Manutenção de Piscinas. Para piscina, temos uma linha específica para tratamento, seja químico com cloro ou para limpeza com peneiras e demais acessórios. 

Para complementar essa solução, conheça nossos sifões, válvulas, anéis de vedação, ralos, tubos e conexões para desenvolver um sistema de eliminação para toda a água utilizada.

Não perca tempo e aproveite a nossa loja de material hidráulico com preços que cabem no seu bolso!

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.