Marcenaria e Madeiras

A marcenaria é o ofício e também o nome dado ao local de trabalho do marceneiro, profissional especialista em móveis, objetos e peças em madeira.

Dentro da marcenaria, existem os profissionais que se dedicam somente ao trabalho artesanal e artístico com peças de madeira, para decoração. 

Nessa rotina, há o trabalho mais artístico de cortar, encaixar, entalhar e dar acabamento aos objetos, de forma mais delicada.

No entanto, também existe uma área da marcenaria mais voltada à construção civil, no qual as peças de madeira são usadas dentro das etapas de uma obra residencial ou comercial em uma escala maior.

Historicamente, a marcenaria trata-se de uma evolução da carpintaria, que trabalha com a madeira em seu estado bruto ou maciço, de forma muito mais manual.

Atualmente, na marcenaria, existem diversas ferramentas e máquinas que facilitam o serviço do marceneiro, tornando o trabalho mais rápido, eficiente, seguro e econômico.

Além do trabalho da madeira maciça, o marceneiro atualmente também tem uma gama maior de madeiras industrializadas, como o compensado, MDF, fórmica, folhas de madeira, aglomerado etc.

Principais serviços de uma marcenaria

A marcenaria é bastante conhecida pelo trabalho feito pelos artesãos que, através de processos artesanais, transformam madeira em móveis e objetos decorativos.

Contudo, é comum o marceneiro que trabalha especificamente com a produção de móveis sob medida ou por encomendas se denomine como um profissional do setor moveleiro.

Para se ter uma noção da diversidade de trabalhos oferecidos em uma marcenaria, listamos abaixo as principais atividades:

  • Esboços e desenhos para marcação, traçado, formas e dimensões de cortes na madeira;
  • Elaboração de projetos de peças de madeiras e móveis;
  • Montagem de móveis;
  • Saber operar instrumentos, máquinas e ferramentas da marcenaria, como ferramentas de corte, perfuração, raspagem, lixagem, entalhe etc;
  • Conhecimento técnico em revestimento e acabamentos em madeira;
  • Conhecimento sobre os diferentes tipos de impermeabilizantes e seladores;
  • Atendimento ao cliente;
  • Conhecimento sobre as normas de segurança de trabalho e uso de equipamentos de proteção individual;
  • Conhecimento sobre os diferentes tipos de madeira comercializadas e a procedência;
  • Instalação de móveis, peças, pisos e outros acabamentos de madeira para obra, entre outros trabalhos.

Loja de madeiras para marceneiros

A madeira, principal produto das marcenarias, é uma matéria-prima versátil e que pode ser aplicada de diferentes formas em uma residência - desde a estrutura do espaço até a decoração dos cômodos.

Em nosso site ou loja, você encontra madeiras de alta qualidade por preços que cabem no seu bolso para inúmeros trabalhos de marcenaria!

Trabalhamos com painéis em MDF, MDP ou compensados; cavaletes; molduras para acabamento; ripas, sarrafos, tábuas, vigas e caibros aparelhados; prateleiras; roupeiros e muito mais. 

Painéis em MDF

A sigla MDF vem do termo em inglês Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de média densidade. 

Os painéis em MDF são compostos por fibras de madeira unidas por meio de resina sintética e compactadas pela combinação de pressão e calor, resultando em uma placa maciça e uniforme. 

Todas essas características fazem do painel de MDF um dos mais aproveitados em marcenarias. Geralmente, ele é aproveitado em artesanato, decoração e fabricação de móveis.

Para ajudar no seu projeto, a Obramax disponibiliza uma variedade de painéis em MDF, com diferentes tamanhos, tonalidades e texturas para você criar um visual incrível.

Painéis em MDP

Já a sigla MDP vem de Medium Density Particleboard, em português, painel de partícula de média densidade. 

Os painéis em MDP são compostos por três camadas de partículas de madeira: uma grossa no miolo e duas finas na superfície.

Assim como o modelo em MDF, ele também é fabricado a partir da junção de elevada temperatura e pressão.

Por conta de sua alta resistência, o painel em MDP é comumente usado na estrutura de móveis, como portas, gavetas, prateleiras e painéis de TV. No entanto, por serem peças mais rígidas, elas não correspondem bem a modelagens mais curvas e diferenciadas, então, muito cuidado ao utilizar o MDP.

Outro detalhe importante é o fato desse modelo de painel ser mais poroso, ou seja, acaba absorvendo umidade caso seja colocado em ambientes externos. Sendo assim, é melhor apostar nos painéis MDP em espaços internos.

Então, se quiser repaginar o visual da sua casa ou escritório, conheça as opções de painéis em MDP do nosso catálogo e aproveite! 

Painéis Compensados

Os painéis compensados são formados por lâminas de madeira sobrepostas e perpendiculares entre si, combinadas por cola e prensadas com calor.

Como as fibras de madeira são em direções cruzadas, o painel é capaz de suportar tensões maiores.

A sua aplicação é bem variada, mas você pode encontrar o painel compensado em móveis, pisos, forros, portas, bancadas, etc.

Entre as opções disponíveis de painel compensado, o modelo de madeira Naval é uma opção interessante para quem deseja evitar problemas com umidade, uma vez que eles são resistentes à água sem precisarem de nenhum preparo específico.

Ripas, Sarrafos e Tábuas Aparelhadas

As madeiras aparelhadas passam por um rigoroso processo de tratamento e alisamento da superfície, removendo assim, qualquer tipo de imperfeição na peça - como rachaduras ou rebarbas - e preparando-as para receber o verniz, tinta ou outro acabamento de sua preferência. 

Por conta disso, tornou-se muito comum encontrarmos a madeira aparelhada em projetos que visam um alto valor estético. Não à toa, ela é amplamente utilizada na construção de decks, pergolados, portas, janelas e também na fabricação de móveis.

Ciente de como esse material é altamente buscado no mercado, aqui na Obramax separamos diversas opções de ripas, sarrafos e tábuas aparelhadas para os seus projetos de decoração, fabricação de móveis, artesanato e muito mais.

Ferramentas utilizadas na marcenaria

Além da madeira para marcenaria, também trabalhamos com outras soluções que fazem toda a diferença no resultado final do seu projeto.

Trena

A trena é uma das ferramentas mais fáceis de utilizar. Até quem não trabalha na marcenaria ou construção civil já deve ter ouvido falar ou usado.

Esse é um instrumento básico para tirar medidas, tanto dos espaços de uma obra como de peças de madeira, assim como outras ferramentas como réguas e esquadros .

Se você é marceneiro, com certeza uma trena fará parte do seu dia a dia para o uso na definição de linhas de cortes e também para separar os materiais de cada projeto.

Uma grande vantagem das trenas é que existem opções de diferentes tamanhos, sendo os mais comuns as trenas de 3m, 5m e 10m.

Régua de Aço

A régua de aço tem uma proposta semelhante ao da trena, pois é utilizada para medições e para traçar linhas de corte. 

No entanto, é usada para peças pequenas, quando se trata de alguma tarefa mais de acabamento e que exige precisão. 

Com o uso de um lápis de carpinteiro, o marceneiro geralmente usa a régua para fazer linhas ou pontos de corte.

Esquadros

O uso de esquadros também é bastante comum na marcenaria, por ser uma área de trabalho que trabalha com bastante precisão de medidas.

Essa ferramenta é usada para conferir tamanhos e para traçar retas perpendiculares.

No mercado da construção civil, existem diferentes tamanhos de esquadros, mas os mais comuns na marcenaria são os de 12 e 10 polegadas.

Lápis de carpinteiro

Outro item muito utilizado na marcenaria é o lápis de carpinteiro, usado para fazer marcações na madeira. 

Todo marceneiro deve investir no uso, afinal, é barato, fácil de usar e muito útil.

Contudo, dependendo do tom da madeira, o risco do lápis pode não ficar tão visível. Nesses casos, riscadores podem ajudar.

Máquinas mais utilizadas em marcenarias

Além de ferramentas manuais, existem algumas máquinas que facilitam o dia a dia do marceneiro em suas tarefas, como as serras, lixadeiras elétricas, furadeira e parafusadeira. Confira as vantagens:

Serra Circular

Existem várias ferramentas de corte para marcenaria, como estilete e serrotes, de uso manual, e as elétricas como a serra meia esquadria, serra tico tico e serra circular (de bancada e manual).

No caso da serra circular, por exemplo, o uso facilita na realização de cortes com mais precisão e agilidade.

Na hora da compra, é importante se atentar para as características da serra, como capacidade de corte, diâmetro e profundidade.

Além disso, dependendo do tipo de disco e da serra escolhida, é possível fazer o uso em madeira e outros materiais mais resistentes.

Lixadeira elétrica

Além da folha de lixa de madeira, os marceneiros também podem contar com a lixadeira elétrica.

Existem diversos modelos e marcas de lixadeiras com opções que apresentam diversas funcionalidades.

De modo geral, a lixadeira elétrica é usada para tornar mais rápido e eficiente o processo de lixar superfícies de madeira, até mesmo para acabamentos finos.

Furadeira e parafusadeira

A furadeira e parafusadeira também são essenciais na marcenaria na montagem e desmontagem de peças e móveis.

Atualmente, existem muitas opções dessas duas ferramentas, com marcas e preços que cabem no bolso.

No caso da parafusadeira, a grande vantagem na rotina do marceneiro é tornar muito mais rápido o processo de montagem e instalação, não sendo necessário ficar dependente apenas das chaves manuais. 

E por ser uma ferramenta leve, o marceneiro consegue carregar para onde for realizar seu trabalho.

A furadeira também tem essa vantagem de ser portátil e de ser útil não só na madeira, mas também em superfícies de metal e concreto.

Furadeira de bancada

Além da furadeira manual, a furadeira de bancada também acaba sendo uma das máquinas mais usadas na marcenaria.

Sua vantagem é que, como o nome já revela, é uma máquina presa em uma bancada, por isso proporciona maior precisão na hora de perfurar peças de madeiras.

Diferente do modelo portátil, essa não é recomendada para uso doméstico, mas sim em oficinas de marcenaria, por ser um equipamento mais pesado e robusto.

Grampo para marceneiro

Realizar o corte de uma tábua em uma superfície lisa é muito mais difícil do que quando você tem a madeira bem fixa, não é?

Para evitar que uma tábua fique deslizando sobre uma superfície, os profissionais podem contar com o uso de um instrumento conhecido como grampo de marceneiro

Eles funcionavam como uma espécie de trava que prende a placa de madeira na mesa de trabalho, ajudando a obter um corte ou montagem com mais precisão, tornando a rotina mais prática e eficiente.

Outros Itens Essenciais para Marcenaria

Na seção de Tintas e Acessórios, você encontra diferentes opções de vernizes, indicados para garantir resistência e brilho à peça. Caso não saiba, o verniz é um tipo de revestimento que impermeabiliza a madeira, protegendo-a contra a ação de cupins e agentes externos - como mofo e umidade. Além disso, também trazemos inúmeras opções de tintas e acessórios para pintura específicos para trabalhos com madeira.

Além disso, temos um catálogo extenso de máquinas e equipamentos para marcenaria que são uma mão na roda para profissionais que prezam por produtos de qualidade por um preço justo, com itens como esquadrejadeiras, tupias, coletores e muito mais. 

Venha visitar a nossa loja ou navegue pelo site para conhecer tudo o que oferecemos para os trabalhos com madeira para marceneiros.

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.