Header Blog do Max

   

 Conheça mais sobre os 3 tipos de solda mais comuns

Eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG possuem inúmeras aplicações

Apesar de ser um processo comum na construção civil, ainda existem muitas dúvidas sobre a soldagem. Basicamente, a solda é utilizada para unir peças, revestir ou fazer a manutenção de equipamentos. Um item muito importante e que nunca deve ser deixado de lado, especialmente pelos soldadores, é a segurança e a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

Os 3 tipos de solda mais comuns são: eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG e você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma abaixo.

Eletrodo revestido

Com baixo custo e operação simples, o eletrodo revestido (ou arco manual) é a forma mais comum de solda. Nesse tipo de operação, o eletrodo é consumido formando o cordão de solda, protegido contra contaminações do ar atmosférico pela atmosfera gasosa e a escória. 

Ele pode ser realizado em locais de difícil mobilidade ou acesso e em diversos materiais, por exemplo:

  • aço inoxidável

  • alumínio

  • ferro fundido

  • níquel

  • cobre

Esse tipo de solda também tem maior flexibilidade na comparação com outros métodos.

TIG

Neste processo de soldagem, o arco elétrico é feito entre a peça que será soldada e o eletrodo de tungstênio, que se mantém. No tipo TIG (Gás Inerte de Tungstênio, em português), posiciona-se um gerador de faísca entre o eletrodo e a peça. 

A principal vantagem desse tipo de soldagem é o acabamento de cordão de solda e menor aquecimento da peça, além da excelente qualidade da solda. No entanto, requer maior habilidade do soldador e não deve ser utilizado para chapas com mais de 6mm de espessura.

MIG/MAG

Nestes dois processos, um arco elétrico é estabelecido entre um consumível na forma de arame e a peça. O metal de solda, nestes casos, é protegido da atmosfera pelo fluxo de um gás inerte ou ativo. 

A principal diferença entre MIG (Gás Metálico Inerte, em português) e MAG (Gás Metálico Ativo, em português) é o gás utilizado e os materiais aos quais a solda se destina:

MIG - utiliza o gás argônio para soldar alumínio, cobre e aços inoxidáveis.

MAG - utilizar a mistura de argônio e CO² para soldagem de aço carbono e suas ligas.

Os dois processos são bastante flexíveis e proporcionam soldas de qualidade e grande produtividade, eliminando perdas de pontas e a necessidade de remover a escória. 

EPI’s imprescindíveis

A segurança é essencial em todo processo de soldagem. Por isso, é importante ter os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais) e utilizá-los corretamente. Para o soldador, além da máscara para soldagem, é necessário:

  • avental

  • luvas cano longo

  • mangotes e perneiras

  • botas

  • óculos de proteção

  • protetor auricular 

Continue acompanhando diversas informações aqui no Blog do Max! Até a próxima!


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube