Header Blog do Max

   

Qual areia utilizar no concreto ou argamassa?

Para uso na construção civil, existem basicamente três tipos de areia: fina, média e grossa. Cada uma tem seu uso específico e é isso que você vai aprender com todos os detalhes neste conteúdo! Vamos lá? 

O que determina se a areia é fina, média ou grossa é a sua granulometria, ou seja, o tamanho de seus grãos. Conforme o tamanho dos grãos ela vai ser mais (ou menos) recomendada para cada traço. 

Falando em traço, você sabe porquê utilizamos areia junto ao cimento e à água? O cimento em contato com a água evapora muito e, consequentemente, perde-se muito líquido nesta união. Para evitar patologias na construção, como fissuras e trincas, inclui-se a areia na mistura, que é inerte, ou seja, não reage no processo químico entre água e cimento. Assim, a areia aumenta o volume do preparado e retém a água, evitando fissuras e trincas.

Veja também: Assentamento de pisos: 4 dicas práticas

Diferenças entre areia fina, média e grossa

Conforme sua granulometria, a areia trará melhores resultados em cada etapa da construção. Por isso é importante conhecer os três tipos e suas principais aplicações.

Areia fina

A areia fina é utilizada principalmente para acabamento e reboco, isso porque ela confere um melhor aspecto visual para finalizar com massa ou tinta.

Areia média

Já a areia média é utilizada para assentamento de tijolos e blocos e chapisco. Ela também pode ser utilizada para o preenchimento de pilares, vigas e contrapiso, embora esse uso seja menos comum. 

Areia grossa

Por fim, a areia grossa é a única utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para concretagem de diversos itens como pilares e vigas. A areia grossa não deve ser utilizada assentamento de blocos, uma vez que o acabamento não ficará adequado.

 

Continue acompanhando o Blog do Max e tire todas suas dúvidas sobre construção! Até mais!

Veja mais:

Piso sobre piso: economia de tempo na reforma

Dimensionamento de materiais: calcule corretamente

Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado

assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube