Header Blog do Max

   

 Light Steel Frame: conheça esse método construtivo

Alternativa à alvenaria ganha cada vez mais espaço na construção civil brasileira

Também conhecido apenas por steel frame, o método construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado é uma das formas de construção a seco disponíveis atualmente. Ecológico, limpo e rápido, pode ser utilizado para os mais diversos fins e apresenta vantagens em relação à alvenaria tradicional.

Do que é composto o light steel frame?

Basicamente, o light steel frame é composto de perfis estruturais de aço galvanizado e placas, que podem ser variadas como madeira, gesso acartonado ou cimentícias. Sua composição envolve a estrutura em si, fechamento externo, fechamento interno e isolamento termoacústico.

Light Steel Frame: principais vantagens

A construção a seco, especialmente o light steel frame, possui diversas vantagens em relação à alvenaria tradicional, ainda o modelo construtivo mais utilizado no Brasil. Confira as principais:

  • Agilidade na construção: a maioria dos componentes da construção em light steel frame são pré-fabricados, o que diminui consideravelmente o tempo de duração da obra.

  • Menor peso da estrutura: os perfis utilizados nesse modelo construtivo são leves e não representam grandes esforços de peso na estrutura.

  • Sustentabilidade: as construções em light steel frame praticamente não geram resíduos e lixo, além de não utilizarem recursos naturais como a água em seus processos.

  • Isolamento termoacústico: com os materiais corretos, o light steel frame apresenta um grande nível de isolamento térmico e acústico.

Desvantagens da construção com aço galvanizado

Apesar das inúmeras vantagens, também é importante citar as desvantagens da construção em light steel frame no Brasil. São elas:

  • Falta de mão de obra qualificada: por ser uma técnica relativamente recente no Brasil, ainda há dificuldade em encontrar mão de obra especializada, item indispensável para a construção a seco.

  • Limite de andares: geralmente o light steel frame é utilizado em construções menores, térreas ou com poucos pavimentos, apesar de encontrarmos bons exemplos de edifícios construídos com perfis de aço galvanizado.

A construção a seco ganha cada vez mais espaço no Brasil e é importante sempre se manter atualizado em todas as novidades do universo da construção civil. Por isso, acompanhe sempre o Blog do Max!


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube