Header Blog do Max

   

 Planejamento estratégico : como separar as contas?

Separar as contas financeiras da empresa das pessoais é essencial. Aprenda agora!

Lidar com os trâmites financeiros não costuma ser uma tarefa fácil nem com nossas finanças pessoais, imagina então quando precisamos lidar também com as da empresa. Separar as contas e fazer o planejamento estratégico de cada uma pode parecer difícil e trabalhoso, mas é essencial para não ter problemas financeiros e você vai aprender algumas dicas agora!

Liste todos os ganhos e gastos

O primeiro passo é separar o que você ganha e gasta. Coloque na ponta do lápis todos os ganhos e gastos, dividindo em contas fixas (aluguel, taxas de máquinas e salários) e variáveis (água, luz). Liste todas as contas, inclusive o cafezinho na padaria, mesmo que pareça insignificante, acredite, não é!

Separe seus gastos

Com todos os gastos listados, separe o que se refere à empresa e à sua vida pessoal. Com essa separação, fica claro quanto você precisa para manter seu padrão de gastos e o quanto você terá de lucro real na contabilidade do negócio, para investir e manter em caixa.
Quando decidir qual será seu “salário”, chamado de pro-labore nesse caso, leve em consideração o equilíbrio necessário. Não resolve você ter menos do que precisa para pagar suas contas pessoais, mas também não pode fazer uma retirada muito alta, para não arriscar a saúde financeira do seu negócio.

 

Confira também: MEI: a importância de ter um CNPJ

 

Busque informação

Diversas empresas e órgãos públicos promovem palestras e distribuem conteúdo gratuitamente sobre planejamento estratégico , regularização de empresas, impostos e tudo que é necessário para ter uma empresa sadia e uma vida financeira equilibrada. Não deixe de aproveitar essas oportunidades e aprender ainda mais!

Invista em softwares

Uma planilha do Excel ou até mesmo um caderno são bons aliados para organizar as finanças, mas se você puder, vale a pena investir em softwares de gestão financeira, tanto para sua empresa quanto para sua economia pessoal.
Continue sempre acompanhando o Blog do Max, até a próxima!

assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube