Header Blog do Max

   

 Como assentar a primeira fiada de porcelanato

Assentar porcelanato na parede tem algumas peculiaridades, mas não é um bicho de sete cabeças. Confira este passo a passo e nunca mais erre em suas obras!

Para começar, deixe 2cm na parte superior da parede e, utilizando um pedaço do revestimento que será utilizado, marque as fiadas na parede, de cima para baixo. Dessa forma você garante que os recortes ficarão na parte inferior.

Após riscar todas as fiadas, você encontrará a altura em que estará a primeira fiada. Neste caso, teremos o acabamento de saia, por isso, o assentamento não chegará rente ao rodapé.

Para nivelar, você pode utilizar um nível manual ou a laser. Com o nivelamento feito, posicione a régua de apoio, posicionando-a e garantindo que ela fique no lugar apoiada em pregos ou com suportes para régua. Caso utilize os pregos, tome cuidado para não atingir a instalação hidráulica.

A fileira rente ao chão deverá ser assentada apenas após o piso. Para as superiores, comece o assentamento rente à régua. Utilize o seguinte traço: aproximadamente 5l de água limpa e 1 saco de argamassa ACII. Utilize um batedor para a massa ficar homogênea. Se necessário, adicione mais água e aguarde 10 minutos antes de utilizar a argamassa.

Utilizando a desempenadeira denteada de 8mm, aplique a argamassa no verso da peça. Não se esqueça de limpar a lateral da peça. Aplique a argamassa na parede também e posicione a peça. Atente-se também ao sentido das peças, observando a seta indicativa.

Posicione o porcelanato na parede, vibre e bata levemente com um martelo de borracha. Aplique a argamassa para a próxima peça, retire o excesso de massa nas laterais e repita o procedimento. Através do tato é possível verificar o nivelamento das peças ou utilize niveladores. Não se esqueça de posicionar os espaçadores conforme a recomendação do fabricante.

Após o assentamento, limpe as peças com um pano úmido antes da secagem da argamassa. Retire também o excesso onde será aplicado o rejunte. O rejuntamento pode ser feito após 72h.

;

Veja mais:

Inverno na obra: dicas de saúde

assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube