Header Blog do Max

   

Do perigo à segurança - como lidar com o risco iminente no atacarejo de construção

A área de segurança do trabalho lida diretamente com todos os colaboradores, seja na formação de integração de segurança, trabalho em altura, CIPA, brigadas de incêndio, comissões de prevenção de acidentes, campanhas de conscientização, boas práticas, cuidados com a saúde e também em momentos pontuais, como o que estamos vivenciando.

Os materiais de construção, por si só, já correspondem a um grande risco em lojas, com produtos perfurocortantes, pesados, corrosivos e intoxicantes. Soma-se a isso ter trabalho em altura, máquinas de corte, içamento e transporte, trânsito de empilhadeiras e transpaleteiras com intensa movimentação de colaboradores treinados quanto de pedestres. Parece ser uma receita para o desastre.

Um dos principais pilares da segurança do trabalho, e que trabalhamos exaustivamente na Obramax, é a prevenção de acidentes. É praticamente impossível ser uma empresa 100% livre de acidentes, mas manter o número cada vez mais baixo é o meu papel, contando com a compreensão de todos colaboradores e apoio intensivo de todas as lideranças envolvidas. 

Em meio a todos os cuidados, orientações, treinamentos e comunicados, nos vemos em meio a uma pandemia, com preocupações adicionais à saúde e segurança de todos. Como prevenir a propagação de um vírus no varejo? 

Pela importância das lojas de materiais de construção para reparos emergenciais e necessidades primárias do lar, estamos com as lojas abertas. Além de todos os cuidados diários com relação a acidentes, agora também tivemos que nos preparar para proteger não só os colaboradores, mas também os clientes. 

Delimitar a quantidade de clientes e colaboradores na loja, demarcar distâncias seguras e distribuir aos colaboradores EPI’s e informações foram as primeiras medidas tomadas, além da higienização de carrinhos de compra, caixas e balcões. Porém resolvemos ir além. 

Diariamente contamos com uma profissional da saúde aferindo a temperatura de todos e orientando sobre possíveis sintomas. 

Os cuidados pontuais tomados neste momento refletem o que já realizamos diariamente: orientação e prevenção. Desde os riscos de acidente até de contaminação, transformamos nossos colaboradores em multiplicadores de boas práticas, levando o conhecimento e o sentimento de necessidade também para nossos clientes. 

O momento é delicado e impôs diversas mudanças no varejo e no consumo, mas um pilar para qualquer empresa não só continua, como se fortalece: o cuidado com todos e cada colaborador em particular.

assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube