Header Blog do Max

Planejamento financeiro: comece 2019 com o pé direito

Confira algumas dicas essenciais para crescer seu negócio e manter as contas em dia

Um grande entrave para o crescimento de muitos negócios é a má gestão financeira. Não fazer um bom planejamento financeiro pode trazer grandes prejuízos e até mesmo levar o profissional a se endividar e ser cada vez mais difícil prosperar com o negócio.

Se você é um profissional autônomo ou se possui uma pequena empresa, confira algumas dicas para estruturar seus ganhos e gastos e prosperar ainda mais!


Conheça suas fontes de ganhos

No ramo da construção é comum ter mais de uma fonte de renda ou tipo de serviço oferecido pelo mesmo profissional. Verifique quais são e quais trazem maior lucro, revendo também os preços cobrados periodicamente.

Sabendo qual serviço é mais requisitado pelos seus clientes e qual traz maior margem de lucro, você pode priorizar certas obras.


Gastos fixos e variáveis

Geralmente podemos classificar as despesas em duas frentes: gastos fixos e variáveis.

  • Gastos fixos: são as despesas que não tem data fixa para acabar, como aluguel, contas de água, luz, telefone, internet e salários.
  • Gastos variáveis: vão desde dívidas parceladas até empréstimos e compra de produtos. O ideal é sempre buscar as melhores opções do mercado, com juros, prazos e condições de pagamento que beneficiem o seu planejamento.

Recomenda-se não ultrapassar 35% do seu faturamento com as despesas variáveis e renegociar ou procurar melhores condições sempre que possível.


Surgiu um imprevisto?

Tenha um fundo reserva para situações emergenciais. Dessa forma você consegue trocar suas ferramentas em caso de necessidade ou arcar com gastos não previstos sem comprometer suas finanças.


Separe sua conta pessoal da profissional

Parece difícil, mas o primeiro passo para uma vida financeira sadia é separar os gastos pessoais dos gastos com o trabalho. Dessa forma, você pode criar dois planejamentos financeiros separados e não misturar as contas.

Controlar as finanças, tanto pessoais quanto comerciais, é o primeiro passo para ser um profissional em ascensão! Compartilhe as dicas com seus colegas e comece o novo ano com o pé direito!


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube