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A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única

Quando o cliente realmente está em 1º lugar

Você encontra o piso que deseja em um e-commerce, liga para o televendas e tira dúvidas sobre metragem e características do produto e, no final, vai conferir pessoalmente o material, já escolhido e orçado diretamente na loja física. Esse é um dos caminhos que os clientes da Obramax podem seguir em sua jornada de compras, mas não o único.

Já se foi o tempo no qual o consumidor buscava apenas menor preço. Atualmente ele ser bem atendido, onde e quando desejar e se sentir como dono da negociação. No Brasil esse comportamento é especialmente enraizado, nos levando a estruturar a abertura da Obramax já com o conceito omnicanal. Mas o que isso significa?

Todas as informações sobre nossos produtos, estoque, preços e características estão no Magento, a maior plataforma para lojas virtuais do mundo. Os caixas da loja física também operam com o mesmo sistema, assim como o televendas. Dessa forma, as informações do carrinho de compra daquele cliente específico circulam nos 3 canais de venda e podem ser resgatadas e modificadas durante sua jornada.

No final, o cliente escolhe se ele quer pesquisar ou comprar no e-commerce, através do televendas ou na loja física, não perdendo as informações e produtos já procurados. Para isso, desenvolvemos funcionalidades dentro da plataforma do Magento e pensamos principalmente no que o cliente de um atacado de materiais de construção gostaria:

  • Praticidade;

  • Igualdade de preços e condições;

  • Flexibilidade de horário;

  • Atendimento especializado.


Cada canal de vendas possui suas particularidades e com os 3 definidos, conseguimos suprir todas as necessidades de cada cliente em particular:

  • E-commerce: praticidade, fotos, comparativo de preços, flexibilidade de horários e entrega dos materiais sem o cliente precisar se deslocar.

  • Televendas: praticidade, vendedores especializados, possibilidade de tirar dúvidas e a facilidade de não precisar se deslocar.

  • Loja física: vendedores especializados para tirar dúvidas, oportunidade de ver e tocar os produtos e pronta retirada.


Além da venda em si, o sistema criado auxilia também profissionais da construção prescritores, isso é, aqueles que indicam a lista de materiais a serem comprados por seus clientes.

Com a plataforma é possível não só criar orçamentos, mas também incluir comentários sobre as particularidades daquele produto e compartilhá-la diretamente com o cliente.

A facilidade e a transparência na comunicação acabam fazendo muita diferença, principalmente no setor de construção brasileiro.

Ainda teremos grandes novidades desenvolvidas na Obramax, mas ser o primeiro atacado de construção omnicanal do Brasil já é um passo e tanto!


Hubert Desmarest atua há mais de 13 anos em sistemas de informação e projetos digitais. É diretor responsável pela organização, sistemas de informação e ominicanalidade na Obramax.