Header Blog do Max

   

 Manutenção elétrica predial preventiva: tudo que você precisa saber

Enquanto residências só costumam buscar os serviços de um eletricista quando ocorre algum problema, os prédios devem possuir cronogramas de manutenção preventiva, uma vez que eles são responsáveis pela edificação e acidentes elétricos são extremamente perigosos. Mas você sabe os principais passos da manutenção elétrica predial preventiva? 

1º passo: verifique as instalações

Em qualquer análise preventiva, um dos maiores pontos de atenção é a carga elétrica suportada pela instalação. Infelizmente é comum incluir pontos de distribuição após o projeto inicial e isso pode sobrecarregar a instalação original. 

Verifique possíveis sobrecargas e reformas recentes para redimensionar cabos, disjuntores e aterramentos. 

2º passo: analise a situação dos componentes

Cabos, plugues, tomadas, disjuntores e dispositivos de segurança podem sofrer deterioração, seja pelo tempo de vida útil ou até mesmo por uso. Verifique a situação de todos os componentes, dando atenção especial a equipamentos que possuem ciclos de vida e aos que podem ser prejudicados pela falta de uso, como geradores e motores. 

3º passo: questione

Você analisou cuidadosamente toda a instalação e verificou todas as alterações necessárias. Logo após o serviço, o condomínio agrega novidades, como aquecedor na piscina, ar condicionado, novos circuitos de iluminação... Esse tipo de situação não é incomum e, apesar de não ser culpa do eletricista, podem ser previstas. Como? Perguntando!

Pergunte ao síndico ou responsável pela edificação (no caso de imóveis novos) se existem planos para renovação de elevadores por equipamentos mais modernos , instalação de academia, sala de cinema ou outras mudanças que podem interferir na instalação elétrica. Dessa forma, você faz o redimensionamento já considerando as alterações e ainda é visto com bons olhos pela administração.

Como regra, toda instalação elétrica predial deve receber a manutenção preventiva anualmente após 5 anos de sua criação. Fazer a vistoria e as melhorias com profissionalismo pode render bons frutos, por isso fique atento!

Confira sempre conteúdos especiais para todos eletricistas aqui no Blog do Max! 


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube