Header Blog do Max

   

 Indicadores da construção: conheça os principais

Aprenda a acompanhar os principais indicadores econômicos da construção civil

Acompanhar o mercado econômico e saber os rumos e expectativas que economistas e especialistas apontam para o setor da construção civil é uma rotina que deve fazer parte de todos os profissionais do ramo, especialmente os que lideram empresas e equipes de trabalho.

Não é preciso ser um expert em economia para acompanhar os principais indicadores, como você pode ver sempre na home aqui do blog. Confira abaixo 4 indicadores que apontam como está o setor e onde conferir as novas projeções de cada um.

INCC - Índice Nacional de Custo da Construção

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele acompanha o custo de Materiais, Equipamentos, Serviços e Mão de Obra em 7 capitais brasileiras e pode ser conferido aqui.

ICST - Índice de Confiança da Construção

O ICST (Índice de Confiança da Construção) é o índice que sintetiza a pesquisa da Sondagem da Construção, uma pesquisa mensal que traz informações utilizadas no monitoramento e antecipação de tendências econômicas para o setor da construção civil.

Ela traz uma análise do setor e é base para tomada de decisão de empresas públicas e privadas. Confira a série histórica aqui.

IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é calculado mensalmente e também conhecido como “inflação do aluguel”, uma vez que é utilizado como base de reajuste para contratos de locação.

Ele engloba outros índices de preços, inclusive o INCC. Você pode conferir a série histórica neste link.

IPC-A - Índice de Preços ao Consumidor Amplo

Considerado o índice oficial de inflação brasileiro, o IPC-A (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) não é exclusivo da construção, mas também deve ser observado por determinar os rumos da economia brasileira como um todo.

Ele é divulgado mensalmente através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Não deixe de acompanhar as novidades e principais informações do setor de construção civil aqui no blog! Até a próxima!


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube