Header Blog do Max

   

4 segredos para a emenda perfeita

Você já deve ter se deparado com diversos tipos de conexões elétricas. Emendas com os conectores split bolt, cerâmica, torção, fita isolante e inclusive fita crepe...

O primeiro segredo para fazer a conexão perfeita, mesmo em cabos rígidos, é escolher o conector ideal.

Um ponto positivo sobre os conectores à mola é a economia de tempo e praticidade. Os conectores da WAGO possuem tecnologia de conexão à mola e servem para todos os tipos de condutores. Você pode fazer até a conexão com cabo rígido se tornar mais simples e prática, pois é só você decapar todos os cabos de uma emenda, na dimensão desse molde que fica aqui na lateral, levantar a alavanca, inserir os cabos no conector, e depois fechar.

Já o segundo segredo é a segurança que ele traz. Essa conexão à mola não exige reaperto e garante uma emenda permanente, além de evitar o efeito Joule, que é o aquecimento gerado nessas emendas que ocasionam na queima dos condutores.

O terceiro segredo é o tamanho. Isso porque essa linha é 40% mais compacta do que sua antecessora de sucesso, a linha 222, e são ideais para caixas com restrições de espaço. Dá até para fazer esse tipo de conexão em tomada 4x2 de 3 módulos.

E o quarto segredo é a confiabilidade. Por ele ser todo em material transparente, dá para gente conferir como está a conexão, se o cabo tá lá dentro mesmo, e dá até pra medir se está chegando energia sem precisar de abrir a emenda, colocando a ponta de prova na entrada do condutor ou na parte posterior. Na Obramax você pode encontrar facilmente esses conectores para cabos de até 6mm² que suportam correntes de até 41A, dá pra ligar até chuveiro pra vocês terem uma ideia. Achamos dele de 2 vias para emendas de prolongamento e 3 ou 5 vias para emendas de derivação, com 3 ou 5 cabos. Uma observação importante: Esse conector é destinado a emendas internas, ou seja dentro de caixinhas de passagem, não são feitos para ser instalados exposto ao tempo, se for instalar em áreas externas, você deve usar caixas hermeticamente vedadas.

Continue acompanhando o Blog do Max e tire todas suas dúvidas sobre elétrica! Até mais!

Veja mais:

Dimerizadores: diferenças entre lâmpada halógena e LED

Como montar quadro de distribuição monofásico

Dimensionamento de materiais: calcule corretamente