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 5 dicas de atendimento via Whatsapp

Confira boas práticas no atendimento online

O WhatsApp pode ser um grande aliado para o atendimento aos clientes, uma vez que muitas pessoas preferem o aplicativo a ligações. Por isso, confira 5 dicas para não errar e atender com excelência!

1 - Separe o profissional do pessoal

Pode parecer muito trabalho, mas o ideal sempre é ter dois números distintos: um para seus amigos e familiares e outro para o trabalho. Dessa forma você consegue organizar seus contatos, evita possíveis erros ao enviar mensagens e também consegue estipular horários de atendimento comercial, como você pode ver na dica abaixo. 

2 - Determine horários de atendimento

O WhatsApp facilita a comunicação por poder ser feita a qualquer hora, de qualquer lugar. No entanto, a facilidade também pode virar uma dor de cabeça. Todos precisam de momentos de descanso e lazer. Por isso, é interessante estipular um horário de atendimento e comunicá-lo aos seus clientes. Dessa forma, você consegue descansar e desligar um pouco do trabalho e seus clientes não ficam frustrados sem ter uma resposta imediata.

3 - Não deixe de responder

Ao mesmo tempo que não dá para ficar toda hora respondendo mensagens e dúvidas, também não devemos ignorar os clientes, mesmo que sejam dúvidas banais. Estudos apontam que os consumidores recorrem a aplicativos justamente para serem atendidos rapidamente e é importante se lembrar disso. Se o cliente desejar algo que você não consegue responder na hora, como um orçamento, por exemplo, diga que em breve irá enviar e cumpra o prometido. Isso demonstra que você viu e se importa com a mensagem, tirando o pensamento de estar sendo ignorado que o consumidor poderia ter.

4 - Seja educado

Assim como pessoalmente, ser educado, sem ultrapassar limites, é o ideal quando se trata de atendimento digital. Bom dia, boa noite e obrigado são palavras que não devem ser esquecidas, em momento algum. 

5 - Evite ser “chato”

Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar: fotos, correntes, fake news e opiniões particulares não devem ser compartilhadas com seus contatos profissionais. É importante também se atentar ao horário que envia mensagens, além da periodicidade. Por mais que você esteja com uma promoção imperdível, ninguém quer receber mensagens sobre ela dias seguidos. 

O atendimento aos clientes é um fator primordial para alavancar seus negócios e fidelizar os consumidores, seja pessoalmente ou por meios digitais. Ser um bom profissional envolve não somente habilidades e destreza, mas também empatia e jeito para lidar com os clientes. 

Confira diversas dicas sobre negócios aqui no Blog do Max e até a próxima!


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