Header Blog do Max

   

 5 dicas de atendimento para pequenos lojistas

Confira como prestar um bom atendimento e encantar seus clientes

Muitos empreendedores desejam aumentar suas vendas vertiginosamente, mas acabam não se atentando ao atendimento ao cliente, o que pode ser uma falha fatal, ao não estimular o consumidor a comprar novamente  ou indicar a sua loja. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, confira 5 dicas de atendimento que ajudam a conquistar os clientes e alavancar os negócios!

1 - Ofereça canais de atendimento

Mesmo uma loja pequena deve oferecer algum canal para clientes tirarem dúvidas, saberem a disponibilidade de algum material, preço e até mesmo fazerem uma reclamação. Atualmente, existem diversos meios, desde o telefone até as redes sociais e o WhatsApp, que permitem a interação com os clientes de onde eles estiverem. Só não se esqueça de ter canais exclusivos, evitando misturar comportamentos pessoais com os perfis de trabalho, ok?

2 - Responda as principais dúvidas antes delas surgirem

No atendimento você consegue descobrir quais são as principais dúvidas dos seus clientes e pode antecipá-las para poupar o tempo de todos. Por exemplo, tenha uma mensagem programada de boas vindas com o endereço e horário de funcionamento da loja. 

Além disso, você pode programar uma resposta automática para e-mails, informando prazo de resposta e esclarecendo as principais dúvidas já no contato automatizado. Dessa forma você filtra os pedidos de informação e tem maior capacidade de atender a todos. 

3 - Respeite os prazos informados

Se você diz a um cliente que irá entrar em contato em 24h, ainda naquele dia, ou qual for o prazo, cumpra. Claro que isso não significa dar prazos exagerados apenas para ter certeza que conseguirá cumprir, mas busque o equilíbrio entre o que você consegue dar vazão e o que seu cliente irá considerar como tempo de resposta aceitável. 

Pesquisas indicam que, na era digital, os consumidores estão inclinados a aceitar 1 dia como tempo aceitável de resposta. 

4 - Responda o mais rápido possível

Apesar de informar prazos para os clientes, tente sempre atendê-los o mais rápido possível, seja fisicamente ou no ambiente digital. O tempo de resposta pode ser a diferença entre você e seu concorrente conquistar aquela venda. 

5 - Seja sempre educado

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe bem como algumas situações fogem do controle. No entanto, é muito importante prestar atenção à forma como fala com o cliente, especialmente quando algo errado aconteceu e o cliente está insatisfeito. 

Controle tom de voz, vocabulário e tente sempre resolver o problema o cliente, sem procurar culpados ou falhas neste momento. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog e até a próxima!


assinaanewsletter          seloobraecompromisso       facebook instagram youtube