Hoje você confere aqui no Blog do Max um artigo da Fernanda Bastos, falando sobre o atendimento ao cliente no varejo!

O atendimento ao cliente por si só já é um desafio. Lidar com consumidores, muitas vezes descontentes, requer muita empatia e jogo de cintura para transformar aquele que poderia se tornar um detrator da marca em um divulgador.

No varejo essa relação é ainda mais delicada, especialmente no ramo de materiais de construção. Apesar de ser voltada aos profissionais da construção e consumidores pragmáticas, a Obramax é aberta a todos, o que pode acarretar em muitos clientes com dúvidas e reclamações.

Acreditamos que o atendimento ao cliente é um dos maiores pilares da Obramax e, por isso, colocamos os mesmos em primeiro lugar e tentamos atender a todos seus anseios, dificuldades e necessidades. Mas como fazer isso em uma empresa que opera com o auto serviço, ou seja, com os clientes livres para realizarem suas compras?

O autoatendimento já é um desafio, uma vez que o conceito não está enraizado em nossa cultura. Temos o costume de ter atendimento personalizado e muito próximo, o que leva ao choque ao se deparar com uma loja grandiosa, em sinalizada e que induz o cliente a realizar suas compras sozinho. Contamos com vendedores especialistas por setor, tirando dúvidas e auxiliando a todos, mas o conceito ainda não está totalmente inserido em nossa cultura de compra e venda. 

Dessa forma, investimos na empatia, na proximidade e no cuidado com cada cliente para superar as expectativas e contornar situações adversas. Muitas vezes o cliente quer apenas ser ouvido, quer que seu problema seja resolvido mas também sentir que tem voz ativa no local que escolheu para realizar suas compras. Por lidarmos com materiais de construção, indiretamente lidamos também com o sonho de nossos clientes, o que torna a tarefa ainda mais delicada.

Um dos pontos essenciais para atingir a excelência no trato com clientes é conduzir as equipes de atendimento e incorporar em cada colaborador a empatia e o cuidado com todos. Para isso, promovemos diversas campanhas internas, estimulando o atendimento humanizado, como buscando o sorriso de todos, colaboradores e clientes.

A campanha 100% sorrisos a mais, por exemplo, atingiu grande sucesso a aproximar todos os colaboradores de nossos clientes, promovendo a troca de sorrisos e a proximidade.

Liderar o atendimento ao cliente no varejo é um grande desafio, mas ver a satisfação de nossos clientes nos incentiva a melhorar sempre, buscando em cada atendimento um novo sorriso.