Piso para banheiro

A escolha de um bom piso para banheiro vai muito além de uma questão de estética. Por ser um ambiente molhado da casa, é importante levar em conta também que o piso precisa ser seguro, para evitar acidentes.

Felizmente, existem várias opções de piso para banheiro que conseguem ser funcionais e bonitos ao mesmo tempo, oferecendo a qualidade necessária para ter uma boa duração no seu projeto.

Mas, claro, também é importante levar em conta o tamanho do banheiro, instalação, orçamento e manutenção.

Existem dicas de piso que funcionam perfeitamente em banheiros amplos e opções de piso para banheiro pequeno, para dar uma sensação maior de conforto e amplitude.

Descubra neste texto algumas dicas para não errar nessa escolha durante a construção ou reforma do seu banheiro.

Leia também: tudo o que você precisa saber sobre instalação hidráulica! [GUIA]

Qual é o piso ideal para banheiro?

O melhor piso para banheiro é aquele que consegue oferecer segurança, praticidade e durabilidade. Entre as opções mais usadas, estão as cerâmicas, mas muitos projetos priorizam como escolha de piso para banheiro porcelanato.

O piso porcelanato é um tipo de piso de ótima qualidade e com diferentes acabamentos. Além daqueles tradicionais pisos porcelanatos polidos, com textura lisa, há também as opções que são indicadas para áreas molhadas, como cozinhas, lavanderias, banheiros e lavabos.

Se a ideia for usar o porcelanato, é importante pesquisar pelas opções de textura mais rugosa e que são indicadas para esse uso.

Aqui vale seguir uma dica de ouro: não confie apenas no tato. Confira as especificações do produto, pois deve constar um aviso sobre como e em quais áreas do projeto o revestimento pode ser usado.

No caso dos revestimentos cerâmicos, as opções de acabamento, cores, texturas e tamanhos também são muitas.

Uma grande vantagem é o custo-benefício, pois as cerâmicas costumam ter um preço mais em conta que o porcelanato.

No caso do uso das cerâmicas como piso para banheiro, também vale a dica de pesquisar pela especificação de uso. Use as peças que são indicadas para ambientes molhados, para evitar escorregões e quedas.

Nunca se guie apenas pelo preço e beleza do revestimento. Para uma obra de sucesso, é necessário considerar a durabilidade e qualidade, para evitar quebra-quebra no futuro para consertar uma má escolha feita no projeto.

Leia também: Conheça quais são os principais tipos de ralos para banheiro e como instalar!

Qual a melhor cor de piso para banheiro pequeno?

Não existe uma regra no uso das cores, mas pensando na otimização de espaço e segurança do ambiente, as melhores opções para o piso de banheiro pequeno acabam sendo as cores mais claras.

O uso de tons mais claros no piso do banheiro e paredes ajuda a dar uma sensação de mais amplitude no ambiente, o que torna o uso no dia a dia mais confortável.

Além disso, embora não pareça ter uma relação direta, as cores do piso também contribuem para a segurança do ambiente, sendo muito mais que uma questão só de estética.

Isso porque pisos claros ajudam as pessoas que usam o cômodo no dia a dia a ter uma visão mais precisa dos objetos que podem estar no caminho, evitando tropeções e quedas.

Pensando na decoração, o uso de cores claras ou mais neutras no piso também permite uma versatilidade maior na escolha dos acessórios.

Com o piso do banheiro claro, o destaque pode vir em cores mais vibrantes na escolha de armários, prateleiras, nichos e até na cuba do banheiro.

Como escolher um bom piso para banheiro?

Como escolher um bom piso para banheiro

Antes de bater o martelo sobre a escolha do melhor piso para banheiro, vale a pena levar em consideração alguns fatores que farão toda a diferença para o resultado da reforma ou finalização da obra.

Muito além do preço, é importante voltar-se para a qualidade, acabamento, decoração, limpeza e manutenção. Veja algumas dicas que preparamos:

Prefira cores claras

O uso de tons claros, como vimos, ajuda a proporcionar uma sensação de amplitude, por isso os revestimentos mais neutros são ótimas opções de pisos para banheiros pequenos.

Além disso, o piso mais claro tende a combinar com uma gama muito maior de revestimentos nas paredes, louças, armários e outros acessórios que compõem um banheiro. 

Se a ideia é instalar um piso com uma vida útil prolongada, é importante pensar em uma proposta  de piso que não vai fazer o cliente cansar ou enjoar muito fácil do estilo. 

Escolha um modelo fácil de limpar

Também é importante considerar no projeto o tempo que será necessário para manutenção do piso. 

Algumas opções podem ser bonitas e com bom custo-benefício, mas com uma exigência ou dedicação maior para manutenção e limpeza — o que não pode caber dentro da rotina do cliente.

O ideal é unir praticidade e qualidade do piso, para que a limpeza seja fácil e simples no dia a dia.

Invista em segurança

O piso do banheiro, por ser um ambiente em constante contato com umidade e água, torna-se bastante escorregadio, aumentando o risco de escorregões e acidentes que podem ser graves.

Por isso, sempre priorize por pisos que tenham indicação de uso em ambientes molhados, não confiando apenas no tato.

Na hora de comprar, você pode pesquisar diretamente por opções de piso para banheiro, para garantir que estará levando a opção mais indicada para evitar quedas.

Existem diversas opções de pisos que não se tornam tão escorregadios quando molhados, tanto em cerâmica, emborrachado, porcelanato e outros.

Uma dica de ouro que pode te ajudar é a seguinte: quanto mais brilhante o acabamento do piso, mais escorregadio ele pode se tornar se estiver molhado

Por isso, fuja dos revestimentos polidos e brilhantes!

Leia também: Banheiro adaptado para idosos e 8 dicas para acessibilidade

Evite piso com material polido 

Seguindo a mesma linha da dica anterior, a escolha de um material polido é a opção menos recomendada para pisos de banheiro. Em contato com a água, os revestimentos com superfície polida se tornam ainda mais lisas e escorregadias, facilitando a chance de ocorrer quedas.

Leve em conta a proposta de decoração

O preço, qualidade e segurança são importantes, mas a proposta de decoração também deve ser levada em conta.

Durante a proposta de piso para banheiro, entenda qual o visual ou estilo que o cliente deseja ter no banheiro após compor toda a decoração.

Aqui, vale considerar uma proposta harmoniosa entre piso, revestimentos de paredes, louças e mobília, para não criar, ao fim da reforma ou construção, um banheiro que fuja muito do que o cliente deseja ou que esteja muito fora da proposta da obra como um todo.

Pense na opção para piso para o box do banheiro

O mais comum é o uso do piso para banheiro de maneira uniforme, no box e na área de circulação entre louça sanitária e gabinete com a cuba, mas não é uma regra.

Alguns projetos, especialmente em banheiros mais amplos, também trazem como proposta o uso de dois tipos de pisos diferentes. Aqui, as dicas são as mesmas. 

Priorize uma opção de piso que não tenha acabamento brilhoso ou polido para o box.

Além disso, também é importante considerar uma opção que facilite a limpeza e manutenção, já que é a parte do banheiro com mais contato com resíduos, como sabonetes e produtos de cuidados pessoais.

Para mais dicas de como escolher fazer a reforma e construção do box, veja também nosso conteúdo sobre como escolher box para banheiro.

Piso para banheiro: benefício dos pisos que reduzem o risco de deslizamento

Piso para banheiro: benefício dos pisos que reduzem o risco de deslizamento

Na hora de pesquisar opções de piso para banheiro, é importante lembrar da regra básica de que quanto mais polido e brilhante, mais escorregadio será o piso molhado.

Para ter uma escolha segura, é importante pesquisar pelos pisos que possuem indicação do próprio fabricante de que são próprios para ambientes molhados, além de não confiar apenas no tato.

Destacamos abaixo algumas dicas do que avaliar para comprar uma opção segura de piso para banheiro.

Segurança

Na hora de encontrar a opção mais segura, fuja dos pisos polidos e brilhantes. Essas opções, quando molhadas, se tornam muito escorregadias.

Por isso, um piso com acabamento mais fosco se destaca por ser a opção que proporciona maior segurança, evitando quedas e escorregões em contato com o piso do banheiro molhado.

Variedade de opções

Existem opções de piso para banheiro em diferentes materiais, tamanhos, cores e desenhos. 

Por isso, optar por um piso sem acabamento polido ou brilhante, que oferece risco de quedas, não significa escolher uma opção com menos apelo estético ou com opções limitadas, pelo contrário, existe uma variedade enorme de opções no mercado.

Custo-benefício

Por conta da variedade de opções, é fácil encontrar uma opção de piso seguro que consiga entregar a qualidade, durabilidade e bom preço desejados. 

4 dicas para manter o piso do banheiro conservado

Além de fazer a escolha certa dos materiais, existem alguns cuidados na instalação e na manutenção do dia a dia que ajudam a deixar o piso do banheiro conservado, prolongando a vida útil. Confira:

Mantenha o banheiro sempre limpo

Para ajudar a manter o piso sempre bonito e bem conservado, é importante ter uma rotina de limpeza periódica, usando os produtos específicos para o tipo de piso instalado. 

Além da sensação de ter um banheiro sempre limpo, essa manutenção ajuda a deixar o piso preservado, livrando o material de possíveis germes e sujeiras que possam se acumular ao passar do tempo. 

Evite produtos abrasivos para limpeza do piso

A limpeza constante faz toda a diferença para manter o piso do banheiro conservado, mas o uso dos produtos errados pode acabar prejudicando. 

Por isso, evite os produtos e acessórios abrasivos, como esponjas de aço, soda cáustica, sabão em pó e outros, Prefira os produtos que sejam indicados para o piso e em consistência líquida.

Esse cuidado ajuda a evitar que o piso fique arranhado ou com manchas, além de ser uma forma de preservar também o rejunte.

Cuidado na troca de móveis

Se futuramente for necessário realizar a troca dos móveis, é importante ter em mente o cuidado com a troca das peças, para evitar ranhuras ou trincas no piso.

Não esqueça da impermeabilização

Durante o assentamento do piso, é muito importante ter cuidado com a realização do contrapiso, tanto para o nivelamento correto do piso no box, para o escoamento da água, como também na impermeabilização.

É necessário fazer o uso de argamassas específicas para prevenir problemas como infiltração.

Piso para banheiro preço: onde encontrar as melhores opções?

Piso para banheiro preço: onde encontrar as melhores opções

É possível encontrar opções de pisos para banheiro com o melhor preço em lojas de materiais de construção e grandes atacados de construção, como a Obramax, que possui uma grande variedade de pisos e revestimentos para a sua obra, com opções a pronta entrega.

Bônus: como assentar piso sobre piso para banheiro 

Você sabia que é possível mudar o piso de um ambiente sem remover o que já existe? Essa técnica de piso sobre piso é bastante utilizada e pode ser uma boa opção para evitar mais quebra-quebra na reforma. 

Contudo, é necessário ter bastante conhecimento técnico para que o nivelamento fique correto e para evitar problemas de infiltração.

Também é importante avaliar se a condição do piso existente permite esse tipo de assentamento, para não acabar tendo prejuízo com o revestimento novo.

No vídeo abaixo, do canal Obra é Compromisso, você pode conferir o passo a passo com dicas essenciais de como fazer esse tipo de instalação em sua obra.

Buscando piso para banheiro? Aqui você encontra as melhores opções em pisos e revestimentos!

Conclusão

A escolha do piso para banheiro é uma decisão importante dentro de uma obra ou reforma. A opção certa deve oferecer segurança, durabilidade e resistência, mas também deve ser um tipo de piso que proporcione uma estética harmoniosa com a proposta de decoração do ambiente.

Em banheiros pequenos, a escolha pode parecer mais desafiadora, mas existem diversas opções de piso para banheiro pequeno que ajudam a proporcionar uma sensação de amplitude e que são fáceis de limpar.

Nesse texto, a proposta foi trazer algumas ideias de piso para banheiro como o porcelanato, piso cerâmico e pastilhas. 

Você pode conferir as opções e melhores preços  a qualquer momento no site da Obramax!

Se você gostou desse conteúdo, confira também nossas dicas de como escolher o melhor revestimento para cozinha.  Continue acompanhando o Blog do Max para mais dicas para sua obra!