Isolamento acústico: a melhor solução para acabar com muito barulho e ruídos

Isolamento acústico

Ter uma casa com isolamento acústico significa conforto e privacidade.

Por isso, esse é um desejo da maioria dos clientes que vivem em grandes centros e em bairros movimentados durante um projeto.

Quem mora em apartamentos ou em condomínios com casas com paredes geminadas pode até estar acostumado a ouvir o “toc toc” do sapato do vizinho, latidos dos cachorros na vizinhança, o barulho da televisão e outros ruídos o tempo todo.

Mas a longo prazo, isso pode passar a incomodar bastante. Afinal, ninguém quer ter ou ser o vizinho barulhento que perturba o descanso alheio.

Embora sejam ruídos comuns, esse tipo de poluição sonora pode ser muito estressante no dia a dia.

Para evitar que esse incômodo aconteça, a melhor opção é planejar durante a construção ou reforma o isolamento acústico da sua residência.

No conteúdo a seguir, você confere mais sobre qual o melhor materiais para isolamento acústico e como isolar o som em situações diversas.

O que é isolamento acústico?

Mas afinal, o que exatamente é isolamento acústico? Em linhas gerais, esse termo refere-se a capacidade de um material, estrutura ou sistema impedir a transmissão de sons entre ambientes diferentes. O objetivo do isolamento acústico é reduzir a quantidade de ruído que passa de um espaço para outro, proporcionando um ambiente mais tranquilo e confortável.

Existem várias maneiras de alcançar o isolamento acústico, incluindo o uso de materiais específicos, técnicas de construção adequadas e o design cuidadoso de espaços. Alguns materiais comumente utilizados para isolamento acústico incluem materiais absorventes de som, como lã mineral, espumas acústicas e até mesmo painel de Drywall. Além disso, técnicas como o uso de paredes duplas, selamento de juntas e aplicação de revestimentos especiais também podem contribuir para melhorar o isolamento acústico de uma estrutura.

Para que serve o isolamento acústico?

O isolamento acústico serve para bloquear ou reduzir sons e ruídos entre diferentes ambientes, muito utilizado em locais comerciais, casas de show, mas também em condomínios, casas e apartamentos residenciais.

O principal objetivo de usar um material para isolamento acústico na construção ou reforma de uma casa é proporcionar mais qualidade de vida, conforto e privacidade.

De modo geral, a própria estrutura básica de uma casa já é capaz de reduzir ruídos e barulhos externos e também entre os cômodos.

Paredes, divisórias, janelas e portas com maior peso, vedação e massa já são capazes de reduzir com qualidade ruídos aéreos como trânsito, aviões, construção, músicas e conversas externas.

Contudo, quando o índice de isolamento é baixo, o indicado é reforçar o projeto com aplicações de materiais que reforçam o isolamento de som.

O isolamento acústico também é importante para quem precisa ter um home studio, como músicos, radialistas e criadores de conteúdo audiovisual de modo geral.

Nesses casos, além de reduzir o barulho e evitar o incômodo dos vizinhos, o isolamento acústico é importante para evitar que o som fique com eco e também para que fique mais limpo e natural.

Leia também: Isolamento térmico: o GUIA completo com dicas sobre o assunto!

Vantagens do isolamento acústico

Vantagens do isolamento acústico

São várias as vantagens no uso do isolamento acústico, pois os ruídos e barulhos podem causar muito mais que possíveis desavenças entre vizinhos.

De modo geral, os ruídos, mesmo quando não percebemos eles, podem causar fadiga, aumento de estresse, irritabilidade, insônia, mal-estar e até mesmo problemas como aumento da pressão e problemas cardiovasculares.

Principalmente para quem mora em grandes centros, ouvir o barulho do trânsito, de carros de propaganda, comércio e obras pode até ter virado rotina, mas dependendo do tempo de exposição e do volume sonoro em decibéis, isso pode levar a redução da audição.

Ou seja, o isolamento acústico torna o ambiente domiciliar e os ambientes comerciais mais saudáveis, pois reduzem a poluição sonora com barulhos e ruídos que prejudicam o trabalho, lazer e descanso.

Outra vantagem também é que somar ao projeto da construção uma estrutura de isolamento acústico em nada interfere na decoração.

Abaixo, pontuamos também alguns benefícios do isolamento acústico para ambientes residenciais e comerciais.

Isolamento acústico residencial

O isolamento acústico residencial deve ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores, especialmente em lugares em que a poluição sonora da rua ou dos vizinhos é muito grande e interfere no conforto no dia a dia.

Para quem mora em prédios, a principal dúvida é sobre como isolar o som do apartamento de cima ou de baixo.

Afinal, muitos edifícios não são construídos para conter sons de passos, de sapatos, dos animais de estimação, da televisão, música, arrastar dos móveis etc.

O barulho dos passos do apartamento superior, por exemplo, é transmitido por conta da vibração que reverbera na estrutura, passando do teto até as paredes do vizinho que está embaixo.

Para resolver esse problema, por exemplo, não basta isolar o teto e paredes. Ou seja, a solução precisa vir justamente do vizinho do apartamento de cima.

O isolamento desse tipo específico de barulho deve ser feito com um sistema de amortecimento, ou seja, com um material de isolamento de som no piso, conhecidos como pisos flutuantes.

Portanto, além de ser uma solução para barrar os barulhos que vêm de fora, também é uma forma de ter mais privacidade.

Isso porque com o isolamento acústico, os sons que você produz na sua casa ou apartamento também são abafados.

Isolamento acústico em ambientes comerciais

O isolamento acústico em ambientes comerciais é mais do que um diferencial.

Ele é necessário para que a empresa, indústria ou estabelecimento não produza uma poluição sonora maior do que permitido e seja, consequentemente, penalizada por crime ambiental.

Indústrias, grandes varejos e fábricas, por exemplo, naturalmente produzem muito barulho e ruído, seja pelas máquinas ou pelo volume alto de pessoas circulando diariamente no local.

Por isso, além do isolamento acústico, nesses ambientes, é importante que os trabalhadores estejam protegidos também com protetores auriculares adequados, de acordo com as normas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em escritórios, o isolamento acústico ajuda a tornar o ambiente mais confortável e menos estressante.

Profissionais que precisam lidar com atividades que exigem maior concentração podem ter um melhor desempenho em locais em que existe uma estrutura de isolamento do som melhor.

Hospitais, por exemplo, que estão localizados em bairros comerciais ou avenidas muito movimentadas, precisam de um bom isolamento acústico para melhorar a qualidade de vida dos profissionais de saúde e pacientes, por exemplo.

Por fim, quando falamos de isolamento acústico em ambientes comerciais não podemos esquecer de falar das casas de show.

Nesses casos, o isolamento de som é necessário para que o barulho interno não incomode os estabelecimentos e casas ao redor.

Como fazer um bom isolamento acústico?

Como fazer um bom isolamento acústico

Para fazer um bom isolamento acústico e entender qual é o melhor material para isolamento acústico, o ideal é conhecer os diferentes tipos de materiais e ter o apoio de um profissional no seu projeto de construção ou reforma.

De modo geral, o trabalho de isolamento acústico é feito com o uso de paredes drywall e lãs de vidro, rocha ou PET.

Alguns projetos podem também ser feitos com o uso de manta acústica e espumas.

A espuma para isolamento acústico é uma opção bastante utilizada em estúdios de gravação, por exemplo.

O drywall é muito usado porque esse tipo de material é uma solução prática, simples de ser instalada e com bom custo-benefício.

Ela pode ser usada como contraparede para esconder estruturas de tubulação hidráulica e elétrica, além da possibilidade de ser utilizada no lugar do reboco na alvenaria.

No vídeo a seguir, por exemplo, temos um exemplo do passo a passo de como fazer o isolamento acústico com lã de vidro e drywall.

Materiais

Para um isolamento acústico profissional, a maioria dos especialistas recomendam o uso de materiais como lãs de vidro, PET e rocha, além das opções de mantas e espumas acústicas.

É possível encontrar uma busca por materiais de isolamento acústico caseiro, como isopor e até mesmo caixa de ovo, mas para realmente garantir um bom isolamento de som, o ideal é contar com o uso de materiais de confiança e ajuda profissional.

Lã de vidro

A lã de vidro é um dos principais materiais usados no isolamento acústico e térmico, chamado também de isolamento termoacústico.

Esse material é produzido a partir de vidro reciclado e areia. O que define a qualidade do isolamento acústico feito com esse material, assim como outros tipos de lãs, é a espessura da placa em relação à superfície que será colocada.

Em maior parte, as lãs de vidro são aplicadas em paredes dentro de uma estrutura de parede drywall.

Outros tipos de lãs

Como vimos, existem outros tipos de lãs além da lã de vidro, como as lãs de rocha e PET. Cada tipo possui características que podem ser interessantes no seu projeto de isolamento acústico:

    • Lãs de PET: São sustentáveis (material reciclável), muito usadas em indústrias para abafar o som de máquinas, em ambientes comerciais e hospitais. Além de reduzir o ruído, também são isolantes térmicos;
    • Lãs de rocha: É um material produzido a partir de derivados de rochas basálticas e outros minerais. Também é seguro em relação a incêndios, por não ser combustível, e pode ser usado em contato com diferentes tipos de materiais.

Além das lãs, o drywall também é um material muito usado no isolamento acústico, pois as placas de lãs são instaladas dentro do drywall.

[BÔNUS] Dicas caseiras para diminuir o barulho temporariamente

Como solução temporária ou para reduzir ainda mais os ruídos, existem algumas dicas caseiras práticas e simples que vão te ajudar a isolar o som. Mas tenha sempre a clareza de que são medidas paliativas que não resolvem o problema por completo.

Cortinas

Cortinas de tecido mais grosso e persianas são soluções simples para ajudar a reduzir os barulhos externos como o barulho da rua.

Quanto mais grossa a cortina ou com mais camadas for, melhor será para esse isolamento acústico caseiro.

Cabeceira

Nos quartos, uma opção para ajudar a isolar ainda mais o som nas paredes é com o uso de cabeceiras.

Existem hoje diversos modelos de cabeceira, como as acolchoadas, que vedam o som de fora para dentro e vice-versa.

Quadros e papel de parede

Espalhar quadros pelas paredes ou usar papel de parede também podem ser soluções alternativas para reduzir os ruídos, mesmo que de forma temporária.

Assim como as cortinas, eles ajudam a filtrar o som externo por conta da camada extra na parede.

Tapetes

Caso você tenha um vizinho no andar de baixo barulhento ou tenha receio de incomodar com o som dos passos e de seu sapato, uma opção interessante é usar tapetes e carpetes.

Além disso, também existem pisos que são mais densos, que ajudam a reduzir o som externo, como mármores, pisos vinílicos e tacos de madeira.

Na hora da reforma, vale a pena discutir essas opções e combinar mais de uma. Por exemplo, antes de colocar essas opções de piso, é possível colocar uma manta acústica na laje como contrapiso.

Por cima, é possível aplicar os pisos flutuantes, como madeira e laminado.

Ou seja, os tapetes funcionam como alternativa temporária, mas uma manta acústica será a garantia da redução de barulho.

Vale a pena ter isolamento acústico em casa?

Vale a pena ter isolamento acústico em casa

Se os ruídos externos atrapalham a qualidade de vida e privacidade, sem dúvidas, vale a pena investir em isolamento acústico.

Não só o barulho dos vizinhos, o ruído do trânsito e de obras ao lado também podem ser motivo de incômodo.

Para se ter uma noção do quanto o isolamento acústico faz diferença, basta comparar a capacidade de isolamento das paredes de alvenaria finas com as que são construídas com alguma técnica de isolamento de som, como o drywall ou mantas.

Segundo estabelecido em cartilha de Normas Técnicas da ABNT (NBR 15.575), o isolamento acústico das residências deve estar, no mínimo, entre 40 e 44 dB.

Nessa média, uma conversa em voz alta ainda é audível em um cômodo ao lado, mas não é compreensível.

Em uma obra com isolamento acústico com sistema de drywall, com chapa de gesso e camada de lã mineral, o isolamento do som pode passar a ser de mais de 50 dB.

Com esse isolamento, uma conversa no cômodo ao lado não passa mais a ser audível.

Pode parecer uma diferença numérica pequena, aparentemente, mas em decibéis é uma diferença enorme na redução dos ruídos.

Isso porque o volume dobra a cada 3 dB, pois o som é medido em escala logarítmica, diferente da contagem linear que estão habituados.

Uma casa com isolamento acústico com barragem de 50 dB, portanto, possui isolamento três vezes maior que uma estrutura que comporta até 40 dB.

Tudo que você precisa para fazer um bom isolamento acústico na sua casa você encontra no Obramax

Conclusão

O planejamento do isolamento acústico em um projeto de obra ou reforma é sem dúvidas a garantia de mais conforto, privacidade e qualidade de vida.

Como visto, existem diversas formas de isolar o som e diferentes possibilidades de materiais para usar, como o drywall, lãs de vidros, PET e rocha.

Para encontrar o que é o melhor para o seu cliente, é importante entender quais são as necessidades dele no dia a dia e buscar soluções de isolamento acústico que vão fazer a diferença para reduzir a poluição sonora.

Gostou desse post? Não deixe de conferir também mais dicas e inspiração para a sua obra no Blog da Obramax.

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.