Chá de construção

Quando o assunto é casamento, existem diversas festividades que são organizadas para levantar presentes importantes para um casal, como o chá de panela e o de cozinha. Contudo, nos últimos anos, uma nova tendência surgiu: o chá de construção

Também conhecido como chá de reforma, esse evento está cada vez mais popular entre noivos que desejam uma “forcinha” na hora de investir nos materiais de construção para um novo lar - especialmente para casais que vão começar do zero e querem construir uma casa impecável.

Assim como os outros tipos, o chá de construção também reúne os noivos, amigos e familiares em alguma data antes do casamento; porém, como o nome indica, o intuito aqui é angariar diferentes materiais de construção

Ficou interessado, mas não sabe como organizar um chá de construção? Acompanhe o nosso artigo, pois falaremos sobre como organizar esse evento, desde a decoração, lista de convidados e muito mais!

O que é o chá de construção

Não tem muito segredo: o chá de reforma, assim como o chá de cozinha, é um evento preliminar ao casamento, funcionando como uma forma de “aquecimento” para o grande dia. 

Por conta disso, o chá de construção reúne os amigos e familiares com a missão de arrecadar diversos itens importantes para a reforma de uma casa, como cimento, argamassa, tintas, tijolos, entre outros a depender da lista disponibilizada pelos noivos. 

O chá de construção complementa seu planejamento financeiro e evita gastos excessivos com o novo lar.

O que é o chá de construção

Quando fazer

Não existe uma regra sobre quando fazer um chá de reforma, no entanto, é válido destacar que a festa deve ser antes do casamento, naturalmente. 

Para ilustrar, o chá de cozinha ou de panela costumam acontecer dois meses antes da data do casamento. Dessa forma, o evento não será muito próximo e nem tão distante da cerimônia. 

Outro motivo para pensar cuidadosamente sobre o assunto: o tempo entre o chá de construção e o casamento é essencial para você organizar todos os materiais recebidos e realizar o planejamento da casa nova.

Como organizar um chá de construção

Organizar um chá de construção não é uma tarefa tão difícil assim. 

Como qualquer outro tipo de festa similar, você deve ter 4 pontos de atenção:

  1. Data;
  2. Horário;
  3. Local;
  4. Convidados.

Nesse caso, é importante definir todas essas questões para evitar mudanças após o envio dos convites - o que pode gerar uma grande dor de cabeça e muito retrabalho. Lembre-se que o foco do chá de reforma é celebrar uma união, e não provocar mais estresse.

Abaixo listamos os principais detalhes relacionados a como organizar um chá de construção

Lista de presentes

Lista de presentes

Afinal, o que pedir no chá de construção?

Como o nome indica, todos os presentes devem ser destinados para a sua obra. Ou seja, é importante organizar essa lista com cuidado para evitar presentes repetidos ou itens não relacionados à construção. 

Então, a sugestão é montar uma lista tradicional como a usada em chá de cozinha ou panela, onde as pessoas consigam ver em tempo real os itens que já foram comprados ou que ainda estão disponíveis para compra. 

Não sabe o que pedir na sua lista de presentes para chá de construção? Veja algumas sugestões:

  • Sacos de cimento;
  • Sacos de argamassa;
  • Latas de tinta;
  • Piso e revestimentos;
  • Interruptores;
  • Tijolos;
  • Gesso;
  • Rejuntes;
  • Louças para banheiro.

Veja outras dicas para montar uma lista de materiais de construção!

Já a entrega dos presentes, pode ser feita das seguintes maneiras:

  • Montar uma lista em uma loja de materiais de construção e solicitar que os convidados comprem diretamente nessa loja ou em seu site;
  • Receber os presentes no dia da festa;
  • Em vez de receber os materiais de construção, organizar para receber o valor dos itens em depósito bancário.

Quem convidar

Como qualquer lista de convidados, selecionar as pessoas para o chá de construção também pode ser um dilema. 

Não existem restrições para convites, portanto, convide quem você achar que deve fazer parte dessa ocasião. 

Quanto mais pessoas participarem, mais produtos você vai receber, porém, isso não pode ser o único fator para decidir convidar alguém para o chá de construção. 

Se você perceber que a lista está muito extensa, uma dica é dividir o evento em duas partes e fazê-lo em dias diferentes para comportar ambos os grupos com o máximo de qualidade. 

Por fim, reforçamos que a lista de convidados é uma etapa muito importante para o evento, afinal, com ela, será possível definir outros detalhes extremamente relevantes para a data, como o local da festa, comidas e bebidas. 

Local e decoração

A decoração do chá de construção é livre para o seu gosto, mas é bacana montar um espaço com acessórios que remetam ao tema em questão. 

Uma boa forma de criar esse clima descontraído é investindo em pallets, cavaletes, blocos, latas de tintas, capacetes de construção, entre outros materiais comuns no segmento que ajudam a conferir bastante personalidade para o chá de construção. 

Já sobre o local, é interessante optar por um espaço amplo e que comporte as pessoas com conforto ou até mesmo o local da sua nova casa para ter ainda mais um clima de reforma. 

Além disso, caso pretenda receber os presentes na data do evento, não esqueça de separar uma boa área para os materiais. 

Convite

O convite para chá de construção é o primeiro contato que os seus amigos e familiares terão com o evento, portanto, é fundamental transmitir toda a ideia por trás da festa para que eles entrem na brincadeira. 

Sendo assim, invista em uma identidade visual bacana e com elementos relacionados ao tema para não deixar dúvidas sobre o que será a festividade.

O que servir no chá de construção

As comidas servidas no chá de reforma podem ser as mesmas dos outros tipos de chás de casamento. 

Você pode contratar um chef especializado para servir um menu completo ou até mesmo encomendar quitutes para que os próprios convidados se sirvam. 

Essa escolha depende diretamente dos noivos, do orçamento disponível e do local da festa. 

Por exemplo, se você optar por realizar o chá de construção na nova casa, talvez não seja possível montar uma grande estrutura com fogão, geladeira e outros equipamentos importantes para preparar os pratos. 

Uma boa alternativa é montar um buffet estilo coquetel ou finger foods que costumam ser bem gostosos e agradam praticamente todo o público. Para isso, é preciso apenas organizar uma bela mesa decorada e posicionar os aperitivos em cima. 

Bolo temático de construção

Se toda a festa deve ter o tema construção, é óbvio que o bolo não poderia ficar de fora, não é mesmo?

A dica é encomendar um bolo temático de construção que imite a aparência de blocos e de tijolos, por exemplo. Outra boa recomendação é colocar plaquinhas de obra no topo para complementar a decoração. 

Brincadeiras

As brincadeiras também são essenciais para um bom chá de construção, uma vez que elas deixam o clima da festa mais dinâmico e divertido. 

Dessa forma, aposte nas tradicionais brincadeiras comuns em chás de casamento, como:

  • Entrevista com o noivo/a noiva: trata-se de uma brincadeira muito tradicional que envolve os conhecimentos gerais sobre o parceiro (a parceira). Coloque os dois de costas um para o outro, faça as perguntas em voz alta, dê um papel ou quadro para eles escreverem as respostas e peça para eles mostrarem quando terminarem de responder. Caso um deles erre, deverá pagar uma prenda.
  • Ele disse/ela disse: a ideia dessa brincadeira consiste em falar sobre temas relacionados ao relacionamento e casamento antes do chá de construção. Anote as frases ditas sem o contexto e leia em voz alta durante o chá para que os convidados adivinhem quem falou o quê.
  • Caça ao tesouro: nada melhor para agitar os convidados do que uma pequena competição. Portanto, separe dois times liderados pelos noivos e entregue uma lista de objetos que devem ser achados na festa em determinado período de tempo. A equipe que perder, deve pagar uma prenda. 

Roupas

Como o clima do chá de construção é bastante descontraído, a melhor opção é usar roupas leves, confortáveis e nada muito formal. 

Se quiser entrar de vez no clima do evento, vale a pena investir em acessórios temáticos, como capacete, coletes, óculos de proteção, luvas, botas, etc. 

Todos esses equipamentos de proteção podem ser encontrados na Obramax!

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor como organizar um chá de construção, evento ideal para quem quer agilizar a obra e diminuir os gastos na reforma da nova casa.

Aproveite as nossas dicas e garanta uma festa inesquecível para os noivos e todos os outros convidados!

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog do Max, não deixe de conferir!