Telhado: o GUIA COMPLETO sobre o assunto!

telhado

O telhado é uma das etapas mais importantes de uma construção, pois é a cobertura que proporciona conforto térmico, acústico e protege as estruturas da água, ações do vento, sol e poeira.

Existem vários tipos de telhado que se diferenciam pelo modelo (águas), acabamento e materiais das telhas. Por isso, o preço de um telhado varia bastante de acordo com todos esses fatores.

Além da importância estrutural do telhado, para proteção da construção, a escolha faz toda a diferença na decoração, interferindo no estilo e personalidade da casa.

Se você quer aprender a construir coberturas seguras, bonitas e duráveis, confira esse guia completo para conhecer a variedade de telhados disponíveis no mercado.

Quais são os principais tipos de telhado?

Principais tipos de telhado

Quando o assunto é telhado, é fácil se perder na variedade de estilos e materiais. Eles podem ser classificados pelo esquema da planta (quantidade de águas), pelo estilo da telha ou pelo material no qual a telha é fabricada.

Conheça mais sobre cada tipo considerando essas características e entenda qual a melhor opção para o seu projeto:

Considerando as águas

Os telhados são também classificados de acordo com as águas, um conceito que está relacionado à quantidade de direções ou inclinação que um telhado tem para escoar a água da chuva que cai sobre as telhas.

O telhado pode ter uma direção ou mais. Por isso, ouvimos falar sobre telhados de uma água, duas, três e assim por diante.

Não existe um modelo melhor que o outro. Depende da proposta do projeto de arquitetura, do tamanho da casa e outras características, como a escolha das telhas.

Aliás, um ponto importante sobre as águas do telhado é que, dependendo da quantidade de direções, não é qualquer telha que poderá ser utilizada.

Sempre verifique isso antes de decidir o projeto, pesquisando qual as preferências do cliente.

Sabendo disso, veja quais são os tipos mais comuns de águas.

esquema em planta dos tipos de telhado

Telhado de 1 água

No telhado de 1 água, a chuva que cai sobre a cobertura escoa em uma única direção.

Normalmente, esse modelo é mais usado em casas bem pequenas ou edículas que ficam nos fundos da residência. Essa opção  também pode ser utilizada em projetos de telhados embutidos.

Telhado de 2 águas

O telhado de 2 águas é um dos modelos mais utilizados, sendo uma opção bastante tradicional. Nesse caso, o telhado tem duas direções para o escoamento da água da chuva.

A estrutura do telhado com 2 águas é dividida por uma linha central chamada de cumeeira.

Esse modelo de telhado pode ser conhecido ainda por duas variações: cangalha e americano.

No telhado cangalha, o encontro das 2 águas é a cumeeira. No estilo americano, uma das águas do telhado é mais alta que a outra (telhado sobreposto), não ocorrendo uma junção das duas partes.

Telhado de 3 ou mais águas

As residências com 3 ou mais águas são normalmente construções maiores e com projetos arquitetônicos diferenciados.

Quanto maior a construção (em m²), proporcionalmente há uma necessidade maior também de águas, para melhorar o escoamento da água.

É uma opção bastante bonita. Visto de cima, o telhado de 4 águas tem o formato de retângulo. É uma proposta interessante para fugir do tradicional.

Considerando o tipo de telha

Embora o modelo de águas do telhado faça uma enorme diferença, é a escolha do tipo de telha que acaba chamando mais a atenção. O acabamento e a cor certa fazem bastante diferença no estilo do projeto.

Conheça alguns dos principais tipos de telhas:

Telha portuguesa

A telha portuguesa, modelo feito de cerâmica, é um dos tipos de telhas mais populares nas residências, por ser uma telha bonita, durável e clássica. O acabamento de telhados com telha portuguesa proporcionam um encaixe perfeito e uma ondulação simétrica.

Esse tipo de telha combina com diversas propostas de decoração e, atualmente, é possível encontrar muitas variações da telha portuguesa tradicional, em cores diferentes, com acabamento esmaltado e até mesmo em materiais como vidro, para claraboias e jardins de inverno.

Telha americana

A telha americana é bastante semelhante ao modelo de telha portuguesa, mas em uma versão mais moderna. Alguns profissionais consideram esse tipo uma evolução da tradicional telha portuguesa, pelos encaixes mais sofisticados.

Embora o desenho seja muito parecido, a telha americana é um pouco maior, proporcionando mais espaço entre as ondulações e reduzindo a quantidade de peças na instalação.

Telha colonial

A telha colonial consegue ser um modelo coringa, pois se adapta tanto aos projetos com decoração clássica como também aos projetos com propostas mais modernas. Esse tipo de telha tem um design simples, permitindo o encaixe de uma telha na outra.

É possível encontrar no mercado telha colonial em cerâmica ou PVC, com variações no tamanho e nas cores.

A telha colonial de cerâmica também pode ser conhecida pelas pessoas como telha de barro, combinando bastante com construções com estilo mais simples e rústico, em fazendas, chácaras, área gourmet etc.

Telha Italiana

A telha italiana é feita de cerâmica e possui um design semelhante aos modelos de telha colonial e portuguesa. Por ser maior que esses outros modelos de cerâmica, a telha italiana costuma ser uma opção mais utilizada em espaços amplos.

É possível encontrar esse modelo de telha na cor tradicional  do barro(ocre) e na cor branca.

Nessa variação na cor branca, a telha encarece um pouco, mas ainda assim é uma opção com bom custo-benefício e durabilidade.

Telha sanduíche

A telha sanduíche, também conhecida por telha termoacústica, é um modelo que proporciona um bom conforto térmico e acústico nas residências.

É bastante recomendada para residências localizadas perto de grandes avenidas, metrô, casas de shows, estádios e outros locais comerciais que fazem bastante barulho, por conta do isolamento acústico.

Existem dois tipos de telha termoacústica “sanduíche”, o modelo simples e duplo.

O tipo simples é feito com a parte superior de chapa metálica e inferior com folha de alumínio, sendo uma opção mais econômica.

O modelo de telha sanduiche duplo é composto por chapas metálicas na parte superior e inferior. O material metálico usado normalmente é o zinco e o isolamento térmico feito com camadas de poliuretano ou isopor.

Encontre a telha que você precisa para sua obra!

Considerando o material

Escolhendo o material do telhado

No mercado da construção civil, você encontra uma grande variedade de telhas que se diferenciam pelo material.

Dependendo da escolha, o projeto pode ficar mais caro ou mais econômico. Conheça as principais características de cada tipo:

1- Telhado de cerâmica

As telhas de cerâmica, ou de barro, são as opções mais populares. São resistentes, com uma estética agradável e bom custo-benefício.

É possível compor um telhado de cerâmica com telhas portuguesas, colonial, italiana e americana, em acabamento natural, esmaltado e com diferentes cores.

Como ponto de desvantagem nessa escolha, destaca-se o fato de ser um material mais pesado. Isso exige uma estrutura de madeira bastante resistente.

No caso da cerâmica esmaltada, ela proporciona excelente durabilidade e resistência à umidade reduzindo infiltrações. Por conta disso, o preço é mais elevado.

2- Telhado de policarbonato

O telhado de policarbonato é uma excelente solução para áreas externas, claraboias e jardins de inverno, por ser um material transparente.

Costumam ter um bom preço no mercado, mas não é a opção com maior durabilidade. Em comparação com as telhas de vidro, essa possui resistência inferior.

3- Telha de PVC

As telhas de PVC são opções de telhas sustentáveis, pois são fabricadas a partir do Policloreto de Vinila, uma espécie de plástico que pode ser totalmente reciclado.

Esse tipo de telha é bastante comparado ao modelo tradicional de telhas de cerâmica, por ser uma placa grande e estar disponível no mercado em modelo e cor semelhantes.

No entanto, é possível encontrar telhas de PVC em modelos e cores variadas. Entre os benefícios do uso desse material, destaca-se a durabilidade, leveza e resistência do produto ao sol, chuva e outras intempéries.

4- Telhado de fibrocimento

O telhado de fibrocimento é uma opção bastante econômica, resistente e durável. As telhas de fibrocimento são leves, por isso não exigem uma estrutura com o mesmo reforço que as telhas cerâmicas demandam.

Confira esse produto.

5- Telhado verde

O telhado verde é um conceito bastante moderno nas construções, onde no lugar de cerâmicas e outros materiais utiliza-se vegetação aparente. Além de ser uma proposta decorativa, o telhado verde é mais sustentável.

O planejamento desse tipo de telhado, no entanto, não é tão simples. Os cuidados com infiltração e umidade são ainda maiores.

É preciso avaliar os custos, pois um telhado verde é feito a partir de, em média, 7 camadas: telhado (com lajotas de sustentação), membrana à prova de água, barreira contra raízes, sistema de drenagem, tecido permeável, terra e a vegetação, que pode ser um gramado;

6- Telhado de madeira

A madeira normalmente é usada para a sustentação das telhas e para dar acabamento nos forros, mas também existem opções de telhas em madeira.

Em comparação com os outros tipos, embora a estética seja agradável, a longo prazo pode ser a opção menos vantajosa.

Esse tipo de telha costuma ter uma instalação e manutenção mais complexa, não sendo uma alternativa moderna.

7- Telhado de vidro

Assim como o telhado de policarbonato, o de vidro tem como benefício a claridade natural que proporciona nos ambientes.

No entanto, por conta do vidro ser um material mais caro, essa opção pesa mais no orçamento, dependendo do quanto o cliente deseja investir no projeto.

O telhado de vidro é uma boa escolha por ser resistente e ajudar a proporcionar uma sensação de amplitude nos ambientes.

No entanto, exige mais manutenção com limpeza e retém mais calor. Se você deseja conforto térmico, é interessante avaliar outras opções.

Telhado: dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre telhado

Agora que você conhece os diferentes tipos de telhado e telhas, saiba também quais são as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

Quanto custa um telhado?

O custo de um telhado varia muito de acordo com a estrutura, quantidade de águas, acabamento e tipo de telha escolhida. Além do metro quadrado da telha, é necessário pôr na ponta do lápis o preço da mão-de-obra também.

Nas opções de telhas, o preço pode ser multiplicado pelo valor por unidade após chegar no cálculo exato de qual seria a quantidade de telha por metro quadrado.

Confira e compare os preços na Obramax.

Qual a lista de materiais de construção para se fazer um telhado?

Para fazer a instalação do telhado, o profissional precisará de ferramentas, materiais e equipamentos de proteção individual.

  • Telhas;
  • Caibros;
  • Ripas;
  • Tesoura;
  • Tensor ou banzo (parte inferior da trama do telhado);
  • Cumeeira;
  • Pendural;
  • Calço;
  • Beiral;
  • Testeira (acabamento);
  • Disco de corte;
  • Pino parafuso telha;
  • Parafusadeira;
  • Pregos;
  • Veda calha;
  • Tábua de passarela para telhados;
  • EPI’s: luvas, óculos de proteção, capacete com jugular, cinturão de segurança.

Para melhorar o isolamento acústico e térmico, evitando ainda mais o risco de infiltrações, é possível instalar também as mantas para telhado.

Telhado aparente x telhado embutido: qual o melhor?

Depende da proposta do projeto e gosto do cliente. O telhado embutido é mais usado em projetos modernos, possui um custo reduzido e é mais leve que o telhado aparente.

O telhado aparente tem maior resistência contra ventos fortes e é parte do estilo e personalidade da construção. Como contraponto, o telhado aparente demanda mais tempo de mão-de-obra e materiais.

Qual o melhor telhado para residência?

As melhores opções de telhado para residência são os modelos que, além de evitarem problemas de infiltração, proporcionam um bom conforto térmico e acústico. Pelo bom custo-benefício, são ótimas opções as telhas de cerâmica (portuguesa, italiana e colonial).

Pela economia, a telha de fibrocimento também é uma boa opção.

Qual é o tipo de telhado mais eficiente?

A eficiência de um telhado deve ser medida pela sua capacidade de prevenir infiltrações, resistir ao contato com o sol, chuva e vento constante.

Como benefício extra, um telhado se torna ainda mais eficiente quando consegue proporcionar isolamento térmico e acústico. Por essas características, uma boa opção é o telhado de cerâmica, telhas esmaltadas,  e fibrocimento.

Encontre todo o material necessário para sua obra: telhas cerâmicas, cumeeira e muito mais para o seu telhado.

O que preciso saber para fazer um bom telhado?

Dicas para fazer um bom telhado

Para não errar na proposta do telhado e na escolha dos materiais, é importante avaliar o tamanho da construção, a quantidade de caimentos de água para o escoamento correto e também a necessidade de oferecer isolamento térmico e acústico nessa etapa.

Se a região da construção sofre com variações muito intensas de temperatura, vale a pena apostar nas propostas de telhado que vão deixar o clima mais agradável, o que gera também uma economia de energia com o uso de ar condicionado e ventiladores.

O mesmo vale para a questão do barulho. Se a casa fica em um local muito agitado, vale a pena sugerir aos clientes essa opção.

Fora esses detalhes, vale a pena se atentar ao modelo da construção e identificar qual o tipo de telha que combina com a fachada da casa e as cores do projeto.

Afinal, o telhado não é uma parte independente da casa, faz parte da construção e deve ser feito de forma harmoniosa.

Gostou dessas dicas? Veja outras dicas sobre tipos de telhas aqui no Blog da Obramax!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.