Janela basculante: saiba o que é e como escolher a melhor opção

Janela basculante

A janela basculante é um tipo de janela bastante comum em banheiros, cozinhas e lavanderias, pela praticidade e otimização do espaço. Mas você sabia que existem vários modelos no mercado que fazem da janela basculante uma ótima opção para qualquer cômodo de um projeto?

É possível encontrar no mercado opções que variam em tamanho, modelo e material, tornando possível combinar o uso dessa janela em qualquer proposta de decoração, seja uma obra com um ar mais clássico, moderno, rústico ou industrial. A funcionalidade e instalação também são atrativos do modelo.

Por isso, antes de decidir quais são as melhores esquadrias para sua obra, vale a pena considerar o uso da janela basculante e conhecer as diversas opções disponíveis.

Nesse conteúdo, trazemos as principais vantagens e como comprar os melhores modelos de janela basculante. Confira!

O que é a janela basculante?

O que é a janela basculante?

A janela basculante é o modelo de esquadria que funciona através de um básculo, uma espécie de alavanca lateral que abre e fecha as folhas da janela usando um eixo vertical.

O nome janela basculante vem daí, por conta do uso de um básculo como sistema de abertura da janela.

Por conta dessa abertura das folhas a partir de um eixo, a janela basculante acaba sendo bastante confundida com a janela pivotante.

No entanto, a janela pivotante não possui uma alavanca, ou seja, um básculo, e também tem como diferença a abertura a partir de um eixo vertical.

Como funciona a janela basculante?

A janela basculante é um modelo de esquadria relativamente simples. Como vimos, basta usar a alavanca vertical para abrir e fechar as folhas de vidro da janela, que pode ter uma ou várias seções.

Ao abrir o básculo, parte da janela se projeta para fora e outra parte fica para dentro do ambiente. Já ao abrir a alavanca, é possível regular a quantidade de ar e luminosidade que se deseja no ambiente.

Alguns modelos possuem um ângulo de abertura de até 70º, o que permite uma boa ventilação, algo muito importante em ambientes molhados, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Normalmente, as janelas basculantes são instaladas em lugares altos, como em banheiros, em que é necessário o uso de janelas com boa ventilação, mas que também proporcionam privacidade.

Quais são os tamanhos de basculante?

É possível encontrar opções de janela basculante de diversos tamanhos, mas algumas medidas são padrões, geralmente em ambientes em que o uso é mais comum, como banheiros, lavabos, lavanderias e cozinhas.

Em banheiros, lavabos e lavanderias pequenas, por exemplo, é comum o uso de janelas basculantes quadradas nas dimensões de 50x50cm.

Em cozinhas, uma dimensão bastante usada é a de 60x80cm, pela necessidade de uma iluminação natural e ventilação mais intensa.

Em ambientes como salas, quartos, escritórios e outros cômodos, o uso da janela basculante costuma ser de 1,20×1,20cm, mas existem também modelos de janela basculante horizontal comprida e modelos de basculante vertical que possuem medidas mais personalizadas, de acordo com o que foi definido no projeto.

Quais os melhores ambientes para usar a janela basculante?

Como vimos anteriormente, o uso da janela basculante é bastante comum em banheiros, lavabos e lavanderias, mas está cada vez mais frequente o uso desse modelo em outros ambientes, como quartos, salas, hall de entrada e até mesmo em edifícios comerciais, como escritórios.

A janela basculante é uma excelente escolha para cozinhas, por exemplo, pois é possível controlar o fluxo de ar, permitindo a entrada de ar fresco e a saída de vapores e odores indesejados durante o cozimento.

Outra vantagem é a proteção contra chuva. Mesmo em dias chuvosos, a janela basculante pode ser mantida aberta, pois sua abertura para fora evita que a água da chuva entre na cozinha.

Em outros ambientes também é possível se beneficiar dessas características, confira abaixo algumas vantagens.

Leia mais: Conheça os melhores tipos de porta para sua obra!

Quais as vantagens da janela basculante?

Existem vários fatores que tornam a escolha da janela basculante uma opção.

Além de ser prática, é um modelo fácil de limpar, com bom custo-benefício e boa funcionalidade, por permitir a entrada de luz natural e ventilação nos ambientes até em modelos de janelas com dimensões menores.

Abaixo, listamos mais algumas vantagens:

Proporcionam privacidade

Uma das grandes vantagens da janela basculante é que o modelo permite uma boa ventilação nos ambientes, mas sem comprometer a privacidade.

Por ser um modelo que as folhas abrem para frente, não é possível ter uma visão total dos ambientes olhando de fora.

Essa é uma vantagem muito importante quando falamos de ambientes como banheiros e lavabos, em que a privacidade é uma prioridade na hora de escolher a esquadria.

Além da privacidade que o próprio modelo oferece, nesses cômodos elas também costumam ser instaladas em alturas mais altas que as janelas tradicionais, o que contribui ainda mais para este ser o modelo ideal quando se deseja ter um ambiente com mais privacidade.

São práticas e versáteis

A janela basculante é um modelo versátil por poder ser usada em vários cômodos de um projeto.

Isso porque existem modelos de diferentes tamanhos e materiais, tirando desse modelo aquela imagem de “janela de banheiro”.

É possível encontrar janelas basculantes extremamente modernas e com a estética que pode combinar perfeitamente com a proposta de decoração.

Além da versatilidade, também podemos destacar a praticidade. Esse modelo de janela possui uma manutenção fácil, sendo simples a limpeza do dia a dia.

Opções que cabem no bolso

Existem janelas basculantes de alumínio, blindex, madeira e até algumas opções de ferro. Ou seja, a variedade de materiais permite também um leque maior de opções na hora de realizar o orçamento.

Alguns materiais possuem um valor mais alto e outros um custo mais em conta. Por isso, é mais fácil encontrar uma opção que se encaixe na proposta do projeto e que esteja dentro do valor que o cliente deseja investir.

Permitem o controle da quantidade e direção da entrada de ar

Pelo tipo de abertura das folhas, é possível ter um controle maior do fluxo de entrada de ar no ambiente. Se a ideia for ventilar bastante o cômodo, basta abrir a alavanca até o limite do ângulo de abertura. Ao fazer esse controle, também é possível direcionar a entrada de ar.

Possuem diversos tamanhos e formatos

Basta pesquisar rapidamente por opções de janela basculante que você encontrará muitas opções de tamanhos e formatos.

Existem modelos com tamanho padrão e quadrados, mas também há opções com dimensões retangulares na vertical ou horizontal, por exemplo, que trazem um ar mais moderno ao ambiente.

Além da estética, quanto maior o tamanho da janela, melhor será a ventilação e iluminação natural.

Como comprar os melhores tipos de janelas basculantes?

Conhecendo as principais características da janela basculante fica muito mais fácil de acertar na hora da compra, não é? Por isso, trouxemos aqui alguns pontos importantes do que avaliar no momento de decidir por qual modelo ou material levar. Veja:

Observe o tamanho

Existem janelas basculantes de diversos tamanhos. Por isso, na hora de comprar, avalie qual opção será mais vantajosa para a necessidade de cada cômodo, além de levar em consideração o estilo e decoração interna e externa.

É importante pensar que as janelas também compõem o visual da fachada da casa e que as medidas devem ficar visualmente harmoniosas e proporcionais, além de funcionais.

Verifique o ângulo de abertura

Para não se frustrar com a opção de janela escolhida no dia a dia, também é importante pensar no ângulo de abertura. Quanto mais articulada a opção de janela basculante, maior será a entrada de fluxo de ar.

Em regiões mais quentes ou ambientes com bastante umidade, esse é um fator muito importante.

Escolha o número de folhas e básculas com melhor funcionalidade

Existem modelos de janela basculante com várias folhas e básculas.

Essa é uma característica importante para avaliar, pois a quantidade de folhas móveis e básculas interferem na quantidade de luz e ar que entrará no ambiente, além de influenciar no estilo da decoração.

Define o melhor material de acordo com o projeto

Os materiais mais utilizados na fabricação de janelas basculantes são o PVC, madeira, alumínio e ferro.

Todos esses tipos de materiais possuem resistência, qualidade, durabilidade, manutenção e preços diferentes.

Na hora de fazer o orçamento das esquadrias, é importante levar em conta todos esses fatores para chegar ao modelo com o melhor custo-benefício.

Como instalar janela basculante?

Como instalar janela basculante

A instalação da janela basculante deve ser feita na abertura da parede no local previsto no projeto, dentro das medidas e na altura pré-definida pelo engenheiro, de acordo com todas as normas técnicas de segurança.

Se a janela basculante for instalada no banheiro, o ideal é que esteja em uma altura de 1,50m acima do piso, para garantir a privacidade.

Também é recomendado que a instalação seja próxima ao box do banheiro, para que a ventilação seja suficiente para evitar problemas como excesso de umidade.

Em áreas de serviço, a janela deve ser instalada em um local onde há maior incidência de sol, para ajudar a dissipar a umidade.

Essa dica também é importante se o cliente for fazer uso do cômodo para estender um varal para secar as roupas.

Em cozinhas, é importante considerar que o ambiente já tende a ser quente, por isso a instalação das janelas em um lado que o sol incida boa parte do tempo pode deixar o cômodo com baixo conforto térmico.

Nesses casos, uma dica importante é pensar em formas de otimizar a circulação de ar. Um exemplo é pensar na ventilação cruzada, instalado as janelas e portas em direções opostas, acompanhando a orientação dos ventos.

Quanto custa uma janela basculante e onde comprar?

Existem opções de janela basculante em diversos modelos e em diferentes materiais, por isso o preço pode variar. Uma janela basculante em alumínio, por exemplo, pode custar de R$60 até R$500, dependendo da quantidade de seções.

Para encontrar opções de janela basculante basta pesquisar por opções de lojas que trabalham com esquadrias, como em atacados de construção como a Obramax, em que você pode comprar online.

No caso de janela basculante em madeira, é possível também pesquisar em marcenarias ou contratar um marceneiro para fazer as peças sob medida.

BÔNUS: Janela basculante ou Maxim Air?

A janela Maxim Air é bastante semelhante ao modelo de janela basculante e pode ser, de certa forma, considerada uma opção mais moderna da basculante.

Esse modelo também é bastante usado em banheiros, lavanderias e lavabos, mas também pode ser utilizado em diversos ambientes residenciais e comerciais.

A principal diferença dessa opção para a janela basculante é que o Maxim Air não possui uma alavanca. Para abrir e fechar, basta empurrar a folha da janela para fora e ela permanecerá aberta.

Alguns modelos apresentam um sistema de trava para janela, em que é possível regular o ângulo de abertura e outras só possuem um puxador comum.

Outra diferença é que a janela Maxim Air tem abertura a partir de um eixo horizontal e é composta apenas por uma folha, diferente da janela basculante que pode conter um conjunto de folhas para um mesmo sistema.

De modo geral, o Maxim Air é um modelo bastante prático e fácil de limpar, permitindo uma grande entrada de ar nos ambientes.

Alguns modelos permitem uma abertura de até 90º, tornando essa opção um excelente investimento em áreas que exigem bastante ventilação ou regiões do Brasil que são mais quentes.

Assim como a basculante, existem modelos de Maxim Air em alumínio, PVC, madeira e ferro.

Conclusão

A janela basculante é um modelo de esquadria bastante comum em diversos projetos, especialmente em áreas da casa como banheiros, lavabos, lavanderias e cozinhas.

Mas por conta da variedade de tamanhos e materiais disponíveis, está cada vez mais frequente o uso desse modelo em ambientes como salas, quartos e até mesmo em edifícios comerciais.

Existem várias vantagens no uso, mas para quem ainda prefere uma opção mais clean e sem o uso da alavanca, pode contar com o uso das janelas Maxim Air.

Elas apresentam as mesmas vantagens da janela basculante, mas com algumas variações que fazem dela uma escolha tão boa quanto o modelo que contém o básculo.

Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais sobre dicas de construção e escolhas de materiais e acessórios para a sua obra, continue acompanhando os conteúdos do Blog da Obramax!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi Costa
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.