Argamassas e Rejuntes

Essenciais no dia a dia da construção, argamassa e rejuntes possuem a importância no assentamento de tijolos e de pisos, impermeabilização e regularização de superfícies, e, também, no acabamento às superfícies da obra.

Para te ajudar, Abaixo, respondemos as principais dúvidas sobre argamassa e rejunte para você aprender tudo sobre antes de comprar para a sua obra.

O que é argamassa?

A argamassa é uma massa usada na construção civil para assentar tijolos, azulejos, pisos e revestimentos feita a partir de uma mistura de cimento, cal e aditivos, areia e água.

Nessa mistura, a areia é usada para dar corpo a argamassa, o cimento é adicionado para endurecer a massa e o cal e os aditivos são usados para melhorar a qualidade da argamassa. E não necessariamente os dois juntos, vai depender do seu tipo de massa.

Em mistura com a água, esses ingredientes formam uma massa que, após secar, fica dura e resistente.

Existem diversos tipos de argamassa e elas são usadas em diferentes estágios da construção, da função ao revestimento de pisos e paredes.

Quais os tipos de argamassa?

É possível encontrar no mercado a classificação das argamassas em AC1, AC2 e AC3.

A argamassa AC1 é o tipo recomendado para assentamos de pisos em ambientes internos, tanto para áreas secas como molhadas.

A argamassa AC2 é utilizada em ambientes internos e externos, sendo bastante recomendada para revestimentos externos de fachadas e paredes, pisos em áreas externas, piscinas, área gourmet, pisos cerâmicos industriais e área pública em geral.

Argamassas do tipo AC3 podem ser indicadas no assentamento de revestimentos de fachada e outros ambientes externos e molhados, como piscinas de água quente.

Ao comprar a argamassa pronta, sempre confira no rótulo ou com o atendente a indicação do produto.

O que é rejunte e qual sua função?

O rejunte é um tipo de material utilizado entre as juntas de placas de pisos e revestimentos com a função de vedar, seja no caso cerâmicos, porcelanatos, pastilhas ou pedras.

Falando sobre a sua composição, o rejunte leva cimento, agregados minerais, aditivos, polímeros e pigmentos que alteram a cor do rejunte e personalizam o acabamento.

Além de deixar o piso ou revestimento regular e agregar estéticamente no acabamento, o rejunte também tem como função principal evitar a penetração de água e umidade entre as juntas, reduzindo patologias como infiltrações e mofo em pisos e paredes.

Tipos de rejuntes

Aqui na Obramax trabalhamos com 3 principais tipos de rejuntes: cimentício, acrílico e epóxi. Cada um deles possui uma finalidade e composição diferentes, por isso, tome muito cuidado na hora da compra e sempre verifique as especificações técnicas.

O rejunte cimentício é composto por cimento, areia fina, pigmentos, polímeros e aditivos. Trata-se da opção mais acessível do mercado. 

Ele confere um visual mais rústico, uma vez que normalmente é áspero e rugoso. Contudo, é possível encontrar rejuntes cimentícios especiais com acabamento liso. Vale destacar que esse modelo costuma sujar com mais facilidade.

Outra opção é o rejunte acrílico, feito a partir da combinação de resina e outros ingredientes de aditivação que fornecem um alto desempenho, textura fina, resistência à formação de fungos e acabamento liso.

Esse tipo de rejunte é impermeável, possuindo em média, um preço levemente superior ao cimentício.

Devido ao seu efeito liso, indicamos o acrílico para rejuntar cerâmicas, mármores, porcelanatos e granitos, tanto de áreas internas quanto externas.

Por último, o rejunte epóxi combina essa resina e um catalisador para deixar a massa firme e conferir impermeabilidade ao produto. O epóxi tem o valor mais elevado de todos. Entretanto, fornece um acabamento mais sofisticado. Além disso, tem alta impermeabilidade, o que evita a penetração de sujeira e umidade.

Outros itens para reformas

Se você quer um trabalho perfeito com argamassas e rejuntes, outros produtos são necessários para conferir um acabamento perfeito para a sua obra. Então, aproveite e conheça outras seções do nosso site que farão toda a diferença no seu projeto.

Na seção de Tintas e Acessórios, você encontra as melhores marcas de tinta e acessórios para pintura, como adesivos e colas; esmaltes e vernizes; solventes e removedores; tintas para alvenaria e muito mais!

Já na seção de Ferramentas e EPIs, reunimos inúmeros produtos para otimizar o seu trabalho e garantir a segurança na execução. Além disso, contamos com uma linha de itens para pedreiros, que traz ferramentas como espátulas, masseiras, cimenteiras, entre outros.

Por fim, para finalizar a sua obra e aproveitar as argamassas e rejuntes, também vale uma visita na parte de Pisos e Revestimentos, na qual listamos pisos vinílicos, cerâmicos, porcelanato, entre outras opções à pronta entrega que agilizam a sua construção!

Conheça os nossos produtos e surpreenda-se com os preços que só a Obramax tem!

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.